Polícia

Operação integrada da PRF, PM e PC termina com 13 caminhões apreendidos no extremo sul da Bahia

O flagrante é resultado de investigações das forças de segurança  |  Divulgação

Publicado em 20/07/2022, às 17h51   Divulgação   Redação BNews

Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a Polícia Civil da Bahia, em Teixeira de Freitas, a cerca de 800 Km de Salvador, resultou na apreensão de 13 caminhões com sinais de identificação adulterados. O flagrante é resultado de investigações das forças de segurança. O trabalho contou com apoio de equipes da CAEMA, 87ª CIPM, CIPRv – Itabuna e de policiais civis.

Segundo a PRF, as equipes realizaram diligências com o objetivo de vistoriar uma empresa do ramo de hortifrutigranjeiro que estaria sendo utilizada para a prática delituosa de fraudes veiculares. A informação é que ela adulterava veículos furtados ou roubados e utilizava placas de veículos idênticos e legalizados a fim de passar despercebido por fiscalizações.

Na operação, 13 caminhões que estavam com os caracteres de identificação adulterados (motor/chassi) foram apreendidos. Alguns possuíam registro de furto/roubo e circulavam clonados. Um dos veículos estava carregado com caixas de cerveja sem nota fiscal.

Os caminhões e o material apreendido na operação encontram-se à disposição polícia em Teixeira de Freitas, para continuidade do inquérito policial. Os veículos serão periciados. A polícia quer saber se o local estaria sendo utilizado como possível desmanche clandestino de veículos.

A PRF explica que na clonagem, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular. Neste momento o veículo recebe placas de outro veículo com características semelhantes e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito e pontos na carteira (CNH) por infrações relacionadas ao veículo clonado e, em algumas situações o proprietário paga as multas sem ter conhecimento real do cometimento da infração.

A PRF conta com sistemas que possibilitam identificar se os veículos possuem restrições, bem como se a documentação é autêntica. Dentre os sistemas, a PRF dispõe do sinal que através de informações inseridas pelo próprio cidadão, possibilita o acionamento de equipes de policiais em um raio de 100 quilômetros do local da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador PRF Teixeira de Freitas Polícia Civil PM flagrante investigações empresa hortifrutigranjeiro

Leia também


PRF prende suspeito de contrabando com 1,7 mil maços de cigarro


Mulheres são presas com mais de 50Kg de maconha dentro de ônibus em Feira de Santana


Caso Genivaldo: PRF solicita novos depoimentos de familiares e outras testemunhas