Política

Oposição na Alba vai judicializar comissão que aprovou PEC dos servidores e PPA

Publicado em 11/12/2015, às 08h57      Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) prepara a judicialização da sessão na comissão conjunta que aprovou, nesta quinta-feira (10), que aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2015, que modifica o regime dos servidores públicos estaduais, o Plano Plurianual Participativo (PPA 2016-2019) e modificações na lei orçamentária de 2015.

Em conversa com o Bocão News, o líder oposicionista, Sandro Régis (DEM), afirma que a sessão cometeu diversas irregularidades. O colegiado se reuniu em três comissões: e Constituição e Justiça (CCJ); Finanças,Orçamento, Fiscalização e Controle (CFOFC); e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (CIDET) para aprovarem as matérias. Contudo, de acordo com o demista, não haveria quórum para aprova-las. “Quando pedíamos verificação de quórum era para ser no âmbito das três comissões, mas só era concedido para a Comissão de Constituição e Justiça. Outra irregularidade é que o presidente da CCJ, Joseildo Ramos, também foi relator do PPA e ao mesmo tempo presidiu a sessão, o que não pode acontecer”, explica. “Não se pode fazer por conveniência. O governo tentou, mais uma vez, passar o rolo compressor, passando por cima do regimento da Casa”, contesta.

Projetos

Passaram pela comissão conjunta proposta de número 21.620/2015, que altera a Lei 13.190/2014, e dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2015, com o objetivo de ajustar as metas fiscais para a manutenção do equilíbrio fiscal do Estado foi o primeiro projeto aprovado da noite. Em seguida, o PL 21.474/2015 que trata do Plano Plurianual Participativo (PPA 2016-2019) que dispõe sobre viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, convergir a ação governamental, orientar a definição de prioridades e ampliar as condições para o desenvolvimento sustentável do Estado foi aprovada. Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2015, que modifica o regime dos servidores públicos estaduais referente a estabilidade econômica e licença prêmio, além de ampliar a competência da Procuradoria Geral do Estado.

Matérias relacionadas:

Comissões na Alba aprovam polêmica PEC dos servidores e PPA 2016

Alba: Após confusão, pacote de projetos do Governo serão votados em janeiro
 
Servidores e estudantes entram em confronto com policiais na Alba

É inadmissível que policiais armados agridam deputados e cidadãos, brada Régis

Governo recua e retira de votação projeto de mudanças para os servidores

Líder do Governo é vaiado na entrada da Alba e retorna para gabinete

Alba solicita presença da PM para votação de projeto dos servidores

Alba monta esquema de segurança para votação de projetos dos servidores
 
Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba
 
Pacote de mudanças trabalhistas deixa servidores públicos do Estado apreensivos

 

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags oposição ALBA ppa comissão judicializar PEC servidores