Política

Comissão conjunta que aprovou PEC dos servidores e PPA é anulada

Publicado em 14/12/2015, às 18h00      Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)

A comissão conjunta da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2015, que modifica o regime dos servidores públicos estaduais, o Plano Plurianual Participativo (PPA 2016-2019) e modificações na lei orçamentária de 2015 foi anulada na tarde desta segunda-feira (14). Como adiantado pelo Bocão News, na última sexta-feira (11), os deputados oposicionistas prometeram judicializar a reunião. O pedido da bancada de oposição foi deferido pelo presidente da Casa.

Em conversa com o Bocão News, o líder oposicionista, Sandro Régis (DEM), afirmou que a comissão cometeu diversas irregularidades e que a anulação foi mais uma vitória da bancada. “A Assembleia não pode servir ao Governo. Essa foi mais uma demonstração de que os direitos da Casa não podem ser quebrados”, comemora.

O deputado Adolfo Viana (PSDB) também reforçou a incoerência da comissão. "É lamentável o Governo querer aprovar projetos sem ampla discussão na Casa. Essa ânsia  de servir ao Governo é lamentável", disse.

Uma nova reunião formada pelos colegiados de Constituição e Justiça (CCJ); Finanças,Orçamento, Fiscalização e Controle (CFOFC); e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (CIDET) está marcada para esta terça-feira (15), às 9h. Com a anulação da última reunião cai também a votação dos três projetos que entraram na pauta para amanhã. Vale lembrar que o líder do governo, José Neto (PT), havia afirmado que as matérias só voltariam para apreciação a partir do dia 7 de janeiro, pois deveriam tramitar nas comissões.

Anulação

A justificativa para anulação da reunião foi a falta de quórum.  “Quando pedíamos verificação de quórum era para ser no âmbito das três comissões, mas só era concedido para a Comissão de Constituição e Justiça. Outra irregularidade é que o presidente da CCJ, Joseildo Ramos, também foi relator do PPA e ao mesmo tempo presidiu a sessão, o que não pode acontecer”, explicou Régis.

Matérias relacionadas:

Comissões na Alba aprovam polêmica PEC dos servidores e PPA 2016

Alba: Após confusão, pacote de projetos do Governo serão votados em janeiro

Servidores e estudantes entram em confronto com policiais na Alba

É inadmissível que policiais armados agridam deputados e cidadãos, brada Régis

Governo recua e retira de votação projeto de mudanças para os servidores

Líder do Governo é vaiado na entrada da Alba e retorna para gabinete

Alba solicita presença da PM para votação de projeto dos servidores

Alba monta esquema de segurança para votação de projetos dos servidores

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

Pacote de mudanças trabalhistas deixa servidores públicos do Estado apreensivos

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags pec ppa comissão . anulada