Política

"Capitão Cloroquina" pede que STF reconsidera pedido para que ela fique em silêncio durante CPI

Conhecida como "Capitã Cloroquina", Mayra Pinheiro será ouvida pelos senadores da CPI da Pandemia na próxima terça-feira (25)  |  Reprodução/YouTube

Publicado em 21/05/2021, às 15h46   Reprodução/YouTube   Redação BNews

Após ter um pedido de habeas corpus negado na última terça-feira (18), para que pudesse ficar em silência durante depoimento na CPI da Pandemia, a defesa da secretária de gestão do trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro, solicitou que seu pedido fosse reconsiderado. 

Conhecida como "Capitã Cloroquina", Pinheiro será ouvida pelos senadores da comissão na próxima terça-feira (25). Originalmente, sua oitiva deveria acontecer na última quinta-feira (20). Contudo, o alongamento da participação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, acabou jogando sua participação para a próxima semana.

De acordo com informações do blog do Fausto Macedo, associado ao jornal O Estado de São Paulo, o pedido de reconsideração foi encaminhado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, relator do HC negado.

A defesa de Pinheiro argumenta que há uma investigação contra a secretária que esbarra nos limites do trabalho da comissão parlamentar. Ela também alega ser alvo do mesmo inquérito que envolve Pazuello, relacionado a crise de desabastecimento de oxigênio em Manaus.

“Ocorre que o processo corre em segredo de justiça e Requerente, até a presente data, não foi sequer notificada”, afirmam os advogados. “A situação, como se vê, da Paciente/Impetrante é a mesma do ex-ministro”, defende. 

Na semana passada, Lewandowski atendeu a um pedido semelhante feito pela Advocacia Geral da União (AGU) em favor de Pazuello, que obteve o direito de ficar calado caso fosse pressionado a responder perguntas que pudessem incriminá-lo.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf pedido silêncio para Em pede que fique durante ela bnews reconsidera CPI da Pandemia Mayra Pinheiro "Capitão Cloroquina"