Política

MPF vai investigar Michelle Bolsonaro por atuação na Caixa para beneficiar empresários próximos

  |  Isac Nóbrega/PR

Publicado em 01/10/2021, às 16h23   Isac Nóbrega/PR   Redação BNews

A Procuradoria da República no Distrito Federal, subordinada ao Ministério Público Federal (MPF), vai investigar a atuação da primeira-dama Michelle Bolsonaro junto à Caixa Econômica Federal com a finalidade de liberar empréstimos para empresários de Brasília que são próximos da família presidencial. As informações são da revista Crusoé, que revelou o caso.

Segundo a Procuradoria, a investigação sobre a atuação da primeira-dama junto à Caixa acontecerá dentro de um procedimento já aberto para investigar o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, por suposta pressão política sobre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No fim do mês passado, a Caixa ameaçou deixar a federação em razão de uma nota que a entidade pretendia emitir condenando os ataques de Jair Bolsonaro (sem partido) aos demais poderes da República.

Leia também: Conversas entre Bolsonaro e PP avançam e dirigentes articulam para filiar presidente em breve

                        Lula lidera todos os cenários, enquanto reprovação de Bolsonaro bate recorde, aponta pesquisa

A investigação é conduzida pelo procurador Anselmo Henrique Cordeiro. Foi ele quem decidiu incluir o caso revelado por Crusoé no mesmo procedimento.

O caso

De acordo com os documentos obtidos pela revista Crusoé, Michelle Bolsonaro fez o pedido diretamente ao presidente da Caixa e depois enviou ao banco uma lista com nomes de empresas que deveriam ser contempladas.

Esses empresários próximo à família Bolsonaro foram contemplados por meio do Pronampe, um programa emergencial que prometia distribuir alguns bilhões de reais a juros baixos e em condições facilitadas como forma de ajudar os empresários a enfrentar a pandemia sem ter que demitir funcionários ou mesmo fechar definitivamente as portas.

O gabinete de Michelle chegou a registrar as demandas por e-mail, ao mesmo tempo em que assessores da primeira-dama atuaram como despachantes para facilitar o processo.

Classificação Indicativa: Livre


Tags investigação Caixa bolsonaro atuação michelle bnews