Política

8 de Janeiro: julgamento de golpistas termina nesta segunda-feira (24)

A Corte é composta por 11 ministros, mas como a vaga de Ricardo Lewandowski ainda não foi preenchida, apenas 10 irão julgar o caso dos golpistas  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 24/04/2023, às 09h20   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Daniela Pereira

O julgamento dos 100 primeiros denunciados dos 1.390 bolsonaristas presos por envolvimentos nos atos golpistas do último dia 08 de janeiro, em Brasília, termina nesta segunda-feira (24). A sessão, que ocorre de modo virtual, já foi iniciada e deve se estender até às 23h59.
 
Segundo informações do Metrópoles, ao todo, oito dos 10 ministros votaram para que os denunciados virem réus. Entre eles está o ministro Alexandre de Moraes, que não esconde o desejo de punição severa aos extremistas. Diante dos números, a tendência é que os golpistas virem réus por diversos crimes a Constituição e a democracia.

A Corte é composta por 11 ministros, mas como a vaga de Ricardo Lewandowski ainda não foi preenchida, apenas 10 irão julgar o caso. Até o momento já votaram Rosa Weber, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Moraes. Faltam votar Nunes Marques e André Mendonça, ambos nomeados por Jair Bolsonaro (PL).

Os réus responderão por crimes como: associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf julgamento Alexandre de Moraes atos golpistas

Leia também


Arthur Lira é peça-chave para governo Lula na CPI dos atos golpistas; entenda


Governo Lula prepara pacote de medidas de transparência; entenda