Política

Advocacia-Geral da União prepara ação contra Bolsonaro por improbidade

Após ação do TSE, AGU deve acionar Bolsonaro por improbidade administrativa, dano material e moral coletivo  |  Alan Santos / PR

Publicado em 03/07/2023, às 08h10   Alan Santos / PR   Cadastrado por Tácio Caldas

Logo depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornar o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, a Advocacia-Geral da União (AGU) já começou a preparar diversas ações judiciais contra o ex-chefe do executivo federal na esfera cível.

A iniciativa foi do ministro da Justiça, Flávio Dino, que acionou a AGU pedindo a tomada de ações de indenização pelos danos causados por Bolsonaro ao Judiciário e à sociedade nos últimos quatro anos de sua gestão à frente do governo federal.

De acordo com informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, a ideia da AGU é entrar na justiça contra Bolsonaro por questões relacionadas à improbidade administrativa, por dano material e moral coletivo e, desta forma, cobrar indenizações do ex-chefe do Palácio do Planalto.

Bolsonaro foi condenado pelo TSE na última sexta (30) por abuso de poder político, após ter propagado uma série de ataques ao sistema eleitoral brasileiro em uma reunião com embaixadores. O nome do ex-presidente, inclusive, já consta no cadastro nacional como inelegível.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE AGU PL improbidade administrativa ministro da justiça bolsonaro indenizações Flávio Dino dano moral coletivo Dano Material

Leia também


Mãe do ministro Fernando Haddad morre em São Paulo, aos 85 anos


Homem que matou esposa na BA foge pelo rio, mas é preso por policiais de estado vizinho


Humorista baiano Jhordan Matheus vira protagonista em programa de TV; saiba detalhes