Política

Apoiador de ACM Neto e Bolsonaro em 2022, deputado muda de lado e indica filho ao governo do PT

Raimundo da Pesca apoiou ACM Neto e Bolsonaro em 2022, mas mudou de lado e agora é aliado do PT  |  Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 16/10/2023, às 05h00   Reprodução / Redes Sociais   Lula Bonfim

As coisas podem mudar muito mais rápido do que se imagina. O deputado federal Raimundo Costa (Podemos), que declarou apoio a ACM Neto (União Brasil) para governador da Bahia e a Jair Bolsonaro (PL) à presidência da República, já está totalmente consolidado nas bases dos governos de Jerônimo Rodrigues (PT) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nas redes sociais, a mudança de lado fica clara. Enquanto em outubro de 2022, Raimundo Costa aparece pedindo voto para Bolsonaro e ACM Neto; já em 2023, o deputado do Podemos publica diversas imagens ao lado do governador Jerônimo e de secretários estaduais.

A nível federal, o parlamentar, conhecido como Raimundo da Pesca, indicou seu filho, Rainan Costa, para o comando da Superintendência Federal da Pesca na Bahia, ganhando a nomeação através do governo Lula.

O ex-assessor de Raimundo Costa, George da Hora (Podemos), também indicado pelo deputado, assumiu a representação do plano de saúde Geap na Bahia.

Na sua primeira postagem ao lado de Jerônimo, no último dia 21 março, Raimundo elogiou o governador e justificou a sua mudança de lado.

"Sempre fundamentei minhas relações pessoais e políticas na lealdade e no bem querer, foi assim no tempo do ex-governador Rui Costa, e foi assim quando acatei a decisão do meu partido para encampar um projeto de oposição e fui até o fim, com muito compromisso. Esse sou eu", publicou o deputado federal.

Depois disso, no dia 19 de abril, Raimundo Costa já havia comemorado, por parte do governo Lula, a recriação do Ministério da Pesca. O parlamentar baiano elogiou o presidente petista, afirmando que o ato significava a valorização da atividade pesqueira no Brasil.

"Reconhecimento e valorização da pesca pelo Governo Federal. É sabido que o setor precisa de políticas públicas para progredir, com a recriação do Ministério da Pesca, temos condições de ir a diante", postou Raimundo em seu Instagram.

O movimento de Raimundo da Pesca acompanha o do seu partido. O Podemos, que esteve com ACM Neto em 2022, já integra a base de Jerônimo. A nível nacional, a legenda apoiou Simone Tebet (MDB), hoje ministra do Planejamento, no primeiro turno e ficou neutro no segundo turno. Agora, a sigla já conta com cargos no governo Lula.

Classificação Indicativa: Livre


Tags ACM Neto Luiz Inácio Lula da Silva Jair Bolsonaro Jerônimo Rodrigues Raimundo Costa Raimundo da Pesca Rainan Costa George da Hora

Leia também


Governo Lula pode fazer corte bilionário para alcançar meta de Haddad em 2024; saiba valor


MP Eleitoral defende inelegibilidade de Bolsonaro em outras três ações no TSE