Política

Após onda de violência, Lula fala em criar novo ministério; entenda

A criação da nova parte foi comentada em meio à fala do presidente sobre os ataques de milicianos no Rio de Janeiro  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 24/10/2023, às 10h37 - Atualizado às 10h54   Ricardo Stuckert / PR   Daniel Serrano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, nesta terça-feira (24), que estua a possibilidade de criar um ministério específico para a segurança pública. Esta possibilidade foi levantada pelo próprio petista no período da campanha eleitoral.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Quando fiz a campanha, eu ia criar o Ministério da Segurança Pública. Ainda estou pensando em criar, pensando quais são as condições que você vai criar, como é que vai interagir com os estados. Porque o problema da segurança é estadual. O que nós queremos é compartilhar com os estados as soluções dos problemas”, disse Lula durante o programa Conversa com o Presidente, sua live semanal.

Atualmente, a Segurança Pública está sob responsabilidade do Ministério da Justiça, comandada por Flávio Dino, que já se mostrou contrário à divisão.

A declaração de Lula sobre o ministério da Segurança Pública foi feita após ele comentar sobre a atual crise de segurança no Rio de Janeiro, que, esta semana, foi palco de uma série de ataques de milicianos.

Para solucionar o problema, Lula defendeu o uso das Forças Armadas para combater o crime organizado. Porém, o presidente defendeu que o apoio dos militares não seja através de uma intervenção.

“Não queremos pirotecnia, como foi feita a intervenção no Rio e não resultou em nada. Não queremos tirar autoridade do governador e prefeito. Queremos compartilhar uma saída, porque o problema deles é também nosso problema”, disse.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Ministério da Justiça Segurança Pública ministério da segurança pública

Leia também


Bruno Reis bate martelo sobre reajuste da tarifa de ônibus


Secretário de Turismo revela detalhes sobre possível concessão de marinas na Baía de Todos-os-Santos