☰
✕

Política

Assédio eleitoral: Mercado é acionado na Justiça após obrigar funcionários a usar camisa da Seleção durante eleições

Funcionários foram forçados a usar camisa da Seleção Brasileira durante eleições, gerando denúncias ao MPT.  |  Foto: Divulgação/NIKE

Publicado em 21/10/2026, às 06h46   Foto: Divulgação/NIKE   Samuel de Jesus

Um mercado localizado em Capinópolis, em Minas Gerais, foi acionado na Justiça do Trabalho após denúncias de assédio eleitoral. Segundo a acusação, os funcionários foram obrigados a usar camisa da Seleção Brasileira no primeiro turno das eleições em 2026.
O MPT recebeu a denúncia em 3 de outubro, véspera da votação. Após receber o relato, representantes da Polícia Militar e do Ministério Público Eleitoral foram ao estabelecimento e confirmaram a situação. A empresa recusou um acordo proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que busca impedir possíveis interferências nas escolhas políticas dos empregados.

Justiça determina medidas contra assédio eleitoral

O MPT propôs um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o objetivo de impedir práticas que pudessem influenciar a liberdade política dos trabalhadores. A empresa, porém, negou a proposta.
O órgão ingressou com uma ação civil pública com a proximidade do segundo turno, marcado para o dia 25. A Justiça do Trabalho concedeu uma decisão urgente que proíbe o estabelecimento de adotar medidas capazes de interferir nas escolhas políticas dos funcionários.
A determinação também exige que a empresa divulgue um comunicado reafirmando o respeito à liberdade de consciência, à liberdade política e ao sigilo do voto, além de proibir manifestações político-partidárias no ambiente profissional.

 MPT pede indenização de R$ 150 mil

O Ministério Público do Trabalho ainda solicita que a empresa seja condenada ao pagamento de R$ 150 mil por danos morais coletivos. O órgão considera que a possível imposição de camisas com símbolos políticos durante o período eleitoral pode representar uma interferência na liberdade de escolha eleitoral dos trabalhadores.
A Justiça identificou indícios de possível assédio eleitoral, mas o pedido de indenização ainda depende de julgamento. O valor cobrado ainda não é o definitivo e poderá sofrer alteração.

O que é assédio eleitoral?

O assédio eleitoral no trabalho ocorre quando empregadores ou superiores hierárquicos pressionam, intimidam ou constrangem funcionários para influenciar suas escolhas políticas.
O uso da camisa da Seleção Brasileira não caracteriza automaticamente a prática. A avaliação depende da obrigatoriedade da conduta, do contexto e de eventuais tentativas de direcionar o posicionamento político dos trabalhadores.
Conforme dados divulgados pelo MPT em 20 de outubro, o órgão havia recebido 674 denúncias de assédio eleitoral somente no mês de outubro, considerando os registros contabilizados até as 12h24 daquele dia. Desde janeiro, o total chegava a 1.492 denúncias em todo o país.  
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YoutubeClique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre


Tagsassédioação civilcamisaCapinópolisconsciênciadecisãodenúnciasJustiçaLiberdadeMGMinistério PúblicoSeleção Brasileiratrabalho

Leia também


GOAT?! Confira qual craque sai na frente da primeira votação popular pela maior Bola de Ouro de todos os tempos


Júlio Pinheiro critica apoio de ACM Neto a Flávio Bolsonaro e lamenta crescimento do PL na Alba: "Isso é ruim"