Política

Bolsonaro acredita que apenas uma ação pode torná-lo inelegível; saiba qual

Ao todo, o ex-presidente responde a 16 processos no TSE  |  Alan Santos/PR

Publicado em 06/04/2023, às 09h53   Alan Santos/PR   Daniel Serrano

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vem sendo alertado pelos seus advogados sobre a possibilidade dele se tornar inelegível por conta dos ataques feitos ao sistema eleitoral brasileiro, durante uma reunião com embaixadores em 2022.

De acordo com a coluna de Bela Megale, no jornal O Globo, a defesa de Bolsonaro acredita que este seria o único processo que pode torná-lo inelegível. Ao todo, o ex-chefe do Executivo responde a 16 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque este caso que há uma participação direta de Bolsonaro.

Para a defesa do ex-presidente, as outras ações teriam um potencial para cassar Bolsonaro, se ele tivesse um mandato em vigência, porém não para torná-lo inelegível. Entretanto, os ministros do TSE entendem que os outros processos podem torna Bolsonaro inelegível.

A ação sobre a reunião do ex-presidente com os embaixadores foi movida pelo PDT e é a que está mais avançada no TSE. No processo, Bolsonaro é acusado de abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação.

Classificação Indicativa: Livre


Tags eleição TSE Jair Bolsonaro inelegibilidade

Leia também


Geraldo Júnior rebate João Roma: "você que perdeu as eleições, os palanques foram desarmados"


Decisão de Lula fará Jerônimo Rodrigues passar mais tempo na China; saiba mais


"População não vai ficar prejudicada", diz Geraldo Júnior sobre suspensão de linhas da GOL