Política

Bolsonaro e Moraes ficam de fora da conversa entre Lula e Trump

A conversa entre Lula e Trump durou 30 minutos e abordou tarifas e sanções impostas ao Brasil.  |  Marcos Corrêa/PR

Publicado em 06/10/2025, às 13h51   Marcos Corrêa/PR   Daniel Serrano

O ex-presidente Jair Bolsonaro não foi citado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a conversa por videoconferência com o presidente Lula, realizada na manhã desta segunda-feira (6). A informação é do jornal Folha de S. Paulo. 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O julgamento de Bolsonaro foi uma das principais justificativas apresentadas pelo governo dos EUA para a aplicação de sanções contra o Brasil, como as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, além de aplicar sanções contra autoridades brasileiras, como a Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Na conversa, que durou aproximadamente 30 minutos, Lula pediu a Trump a retirada do tarifaço imposto ao Brasil e a suspensão das "medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras". 

Ainda de acordo com a publicação, Moraes também não foi nominalmente citado. Testemunhas da conversa disseram ainda que a conversa transcorreu de forma descontraída. 

Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, Trump disse a Lula que o encontro que tiveram na Assembleia da ONU, foi uma das "poucas coisas boas" que ocorreram a ele no evento. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulastfjulgamentoSupremo Tribunal FederalvideoconferênciaJair BolsonarobolsonaroAlexandre de MoraesDonald TrumpsançõesAssembleia da ONUtarifaçolei Magnitskyjulgamento de Bolsonaro

Leia também


Oferta Relâmpago: Galaxy S24 FE da Samsung com 47% de desconto


Artigo: O Terceiro Pilar: Princípios gerais e a arquitetura invisível do Direito Internacional