Política

Ao BNews, Bruno Monteiro rebate críticas sobre falta de editais e revela detalhes do Ouro Negro 2024

Secretário de Cultura rebate críticas após cancelamentos do Festival de Lençóis e Jazz do Capão  |  Paulo M Azevedo

Publicado em 19/10/2023, às 20h20   Paulo M Azevedo   Douglas Santana

Em fase de ampliação, o Governo da Bahia lançou o novo edital do Programa Ouro Negro 2024. Além dos mais de R$ 14 milhões em investimentos, sendo o maior da história, cerca de 170 propostas serão contempladas, um recorde do programa que começou em 2008.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O BNews esteve presente na cerimônia realizada no Espaço Xisto Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador, nesta quinta-feira (19). O evento contou com a participação de representantes do setor cultural, das entidades afro, e do secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

Diversas entidades culturais estiveram presentes no lançamento do Ouro Negro 2024 - Crédito: Paulo M Azevedo

 

Após a cerimônia de lançamento, ele comentou sobre a importância do Ouro Negro para as entidades culturais da Bahia.

“A construção foi feita através de muito diálogo com as entidades afro, que já participam do Ouro Negro, ou participaram em algum momento ao longo desses últimos anos. Este é mais um compromisso assumido pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo conjunto do nosso governo, de ampliarmos o programa para além do Carnaval, compreendendo as outras Festas Populares em todo o Estado”, explica o secretário.

“É uma ampliação financeira em mais de 80%, temos a previsão de R$ 14,7 milhões em investimentos no programa para o ano que vem. Isso compreende o conjunto de Festas Populares, que caracterizam a identidade e a raiz da nossa cultura”, complementa.

Bruno Monteiro rebate críticas sobre cancelamento de eventos em 2023 e detalha novo Ouro Negro 2024 - Crédito: Paulo M Azevedo

 

Na ocasião, o secretário comentou ao BNews sobre as críticas que vem recebendo de parte do setor cultural baiano, por conta dos cancelamentos de dois grandes eventos, por falta de edital. São eles: o Festival de Lençóis e o Jazz do Capão, que não foram realizados neste ano.

“Olha, o nosso compromisso sempre foi de muito diálogo e de uma construção que nos permita aprimorar sempre as políticas que já estavam sendo implementadas e também fazemos novas políticas que atendam às novas demandas. O edital dos eventos calendarizados se encerrou em 2022, era o edital de 2016, portanto ele cumpriu um período e teve todo um atendimento para esse período, para as entidades que foram beneficiadas”, afirma.

Contudo, Bruno Monteiro explicou que novos editais serão lançados ainda em novembro deste ano, para que estes eventos retornem mais fortalecidos no ano de 2024.

“Nós estamos lançando agora, no mês de novembro, novos editais para cumprir os eventos nos próximos anos, também ampliando a capacidade, ampliando o apoio, ampliando o número de eventos beneficiados, também compreendendo a democratização desse apoio que o governo dá para que esses eventos, para que essas ações aconteçam sempre com apoio para garantir a cultura em toda a Bahia”, finaliza.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia política edital cultura exclusivo Ouro Negro Bruno Monteiro

Leia também


Edital do Programa Ouro Negro 2024 contará com maior investimento milionário da história


Panorama Feira de Santana: Pablo Roberto destaca pré-candidatura e mira ‘renovação por novos resultados’


Bruno Monteiro comemora inauguração de novo museu em Salvador


Bruno Monteiro justifica cancelamento de Festival de Jazz do Capão; saiba detalhes