Política

Câmara de Salvador marca data decisiva para votar polêmico projeto com "Cultura LGBT"

Decisão acontece após intensos debates e reclamações da bancada evangélica sobre termo "Cultura LGBT"  |  Divulgação

Publicado em 08/12/2021, às 15h23   Divulgação   Henrique Brinco

Vereadores da Câmara de Salvador decidiram votar o Plano Municipal de Cultura no próximo dia 13 de dezembro. A decisão acontece após intensos debates e reclamações da bancada evangélica, que é contra a inclusão do termo "Cultura LGBT" na matéria.

Leia também:

De acordo com a vereadora Laina (PSOL), os edis estão divididos quanto ao trecho. "Uma parte diz que vai ter LGBT. Outra parte diz que vai votar contra", declarou ao BNews. A edil ganhou projeção nacional e recebeu a solidariedade da apresentadora Xuxa Meneghel após chorar na tribuna da Casa durante um desabafo sobre o preconceito que sofreu por ser lésbica.

A vereadora Débora Santana (Avante), uma das integrantes da bancada, divulgou uma reafirmando "que não entende o movimento LGBTQI+ como cultura" e defendeu a "inclusão do termo 'todos', o que abrangeria todas as demais culturas, como exemplo da cultura negra, indígenas, de gênero, culturas estrangeiras, cultura cristã, cultura gospelL e pessoas em situação de vulnerabilidade social como os moradores de rua."

Leia também:

Na reunião entre os vereadores, ficou acertado que o projeto entra em pauta "impreterivelmente" na data. A matéria está tramitando na Casa há alguns meses, mas ainda não havia entrado em plenário por conta da falta de acordo dos edis conservadores.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre


Tags CMS Xuxa LGBT xuxa meneghel débora santana Laina plano municipal de cultura

Leia também


Vereador contraria bancada evangélica e defende "Cultura LGBT" em projeto


Vereadora chora após evangélicos tentarem barrar trecho sobre LGBTs de projeto