Política

Câmara dos Deputados quer convocar ministra da Saúde; entenda

Ministra acusou a deputada Bia Kicis de fazer fake news sobre vacinas  |  Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 13/12/2023, às 14h44   Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil   Cadastrado por Edvaldo Sales

A deputada Bia Kicis (PL-DF) quer convocar a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a explicar as acusações feitas na terça-feira (12) na live com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são da coluna de Lauro Jardim, do O GLOBO.

Nísia cusou Kicis de fazer fake news sobre vacinas. Diante disso, a parlamentar, que é presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, apresentou ontem um requerimento de convocação da ministra.

Segundo a coluna, no pedido, a deputada diz que as declarações de Nísia são uma “ameaça que caracteriza grave afronta ao parlamento e às prerrogativas e imunidades parlamentares”.

Na live com o presidente, Nísia afirmou que o governo quer investigar as declarações falsas sobre saúde feitas durante uma sessão da Comissão de Fiscalização e Controle. 

“Movimentos antivacinas existem no mundo há alguns anos, mas agora nós temos uma estratégia deliberada de usar falsas informações científicas. O que nós vimos, e isso é uma coisa para entristecer, são lives promovidas por uma comissão dentro da Câmara federal, a Comissão de Fiscalização, em que médicos falam que a vacina pode causar mortes, no caso da vacina da Covid, por miocardite. Tudo fake news, sem base científica, mas aparecendo como fosse informação científica”, disse a Nísia.

A ministra completou: “O que nós fizemos foi criar um programa que é o Saúde com a Ciência, junto com a Secom, com a AGU, com a CGU, para que esses casos sejam investigados. Tudo isso é notificado”. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara dos Deputados Luiz Inácio Lula da Silva bia kicis nísia trindade

Leia também


Suíca se posiciona sobre projeto que visa transformar área da Paralela em cemitério


PT acusa Sergio Moro de omitir valor milionário da campanha