Política

Vereador de Salvador vai pedir abertura de investigação sobre aumento do GNV

Motoristas criticam reajustes do preço do GNV nos postos de gasolina  |  Divulgação

Publicado em 12/01/2022, às 16h25 - Atualizado às 19h31   Divulgação   Léo Sousa

A Companhia de Gás da Bahia pode entrar na mira da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Em entrevista à Record TV Itapoan nesta quarta-feira (12), o vereador Átila Do Congo (Patriota) afirmou que vai pedir a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Casa para apurar os aumentos no preço do Gás Natural Veicular (GNV).

De acordo com o edil, que também preside o Sindicato dos Motoristas por Aplicativos do Estado da Bahia (Simactter-BA), o gás não deveria acompanhar os reajustes da gasolina. Átila atribui os aumentos no preço do GNV no estado a "má-fé" da Bahiagás.

Leia também: Petrobras sobe preço da gasolina e do diesel a partir de quarta-feira; veja valores

“É um verdadeiro absurdo, inexplicável. Como sou vereador, estou dando entrada na Câmara num pedido de CEI para que a gente possa investigar, convocar a Bahiagás [...] Eles têm que explicar à sociedade o porquê desse aumento. Já está ruim a política de preços da Petrobras, essa alta inexplicável, está inviável. Só esse ano, mais de 5 mil motoristas entregaram os carros nas locadoras e outros milhares deixaram de rodar com carro particular, porque tá pagando pra trabalhar. Então, além de tudo que já está acontecendo, que é um absurdo, a gente tem aqui a má-fé da Bahiagás e do sindicato dos donos de postos de combustíveis [...] Não tem porque o GNV aumentar tanto”, afirma o vereador.

Após inicialmente mencionar o Sindicato do Comércio de Combustíveis (Sindicombustíveis), em conversa com o BNews Átila Do Congo ratificou que já existe a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) com a entidade sobre a política de reajustes de preços. O vereador também disse "confiar" nos colegas da Câmara para emplacar a CEI.

Atualizado às 18h41

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara Municipal de Salvador CMS vereadores cpi bahiagás gnv reajustes veradores bnews Companhia de Gás da Bahia

Leia também


Após nova restrição, empresários de entretenimento terão reunião nesta quarta com governo


ACM Neto testa positivo para Covid-19: "Já estou em isolamento"


Líder da oposição na AL-BA acusa deputado do PT de fazer manobra para não reconhecer vitória de aliado