Política

Carnaval: Encontro de Bruno Reis com Rui Costa segue sem agenda

Reunião de Rui e Bruno é necessária para selar a realização da festa soteropolitana  |  Arquivo / BNews

Publicado em 13/12/2021, às 10h30   Arquivo / BNews   Nilson Marinho e Victor Pinto

A definição oficial sobre a realização ou não do carnaval de Salvador no próximo ano ainda não tem data para sair. O assunto depende de uma conversa entre o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT). Esse encontro segue sem agenda.

O prefeito comentou sobre o assunto na manhã desta segunda-feira (13). A impossibilidade foi agravada pela situação dos estragos das chuvas causados no Extremo Sul e Sul da Bahia, cuja atenção de Rui está voltada para resolver a situação de emergência nas duas regiões baianas.

“Ele [Rui] disse que me chamaria no final da semana passada, mas muito do que ocorreu diante da situação do Extremo Sul, não faz nem sentido discutir Carnaval diante da dificuldade que o povo tá passando. Então da minha parte estou a disposição para conversar e compreendo o momento. Lá atrás foi a chegada de uma nova variante que graças a Deus não se confirmou como agressiva”, afirmou aos jornalista durante coletiva no Teatro Gregório de Matos.

“Assim que tiver condição vamos avaliar o que dá pra ser feito com o Carnaval”, completou.

Nos bastidores políticos e no trade do Carnaval a realização da festa é tida como descartada. Os atores privados devem centrar fogo nas festas fechadas no período da folia de Momo.

Rui já deu declarações que não tem pressa para resolver o caso. Entende que a pressão tem surgido pelos empresários. Que se fosse fazer Carnaval para o povo na rua em um mês organizaria a festa.

O avanço da variante ômicron do coronavírus em regiões como África e Europa acederam o sinal amarelo sobre promover um evento com grande aglomeração, característica da festa de rua soteropolitana. O prefeito Bruno Reis, inclusive, cancelou o Festival da Virada, que aconteceria no final deste ano.

Outro tema ainda não traçado são as festas populares de largo. Em janeiro acontece a tradicional Lavagem do Bonfim, cujo cortejo sai da igreja da Conceição da Praia em direção a Sagrada Colina, na cidade de baixa. O evento, como de costume, também não está confirmado.

CREDSALVADOR - A declaração do prefeito aconteceu durante o lançamento do CredSalvador. Essa é uma das principais estratégias municipais para auxiliar micro e pequenos empreendedores da capital baiana, que foram fortemente impactados pela pandemia de Covid-19.

De acordo com o prefeito, os beneficiados poderão solicitar empréstimos de até R$15 mil em condições especiais, através da plataforma criada pela Nexoos, empresa do Grupo Ame/Americanas, vencedora da licitação municipal para desenvolvimento e operacionalização da ferramenta.

O CredSalvador, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), vai oferecer capacitação em empreendedorismo e gestão financeira, para aplicação nos próprios negócios.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador carnaval Rui Costa Bruno Reis coronavírus

Leia também


Bruno Reis lamenta agressões sofridas por repórteres durante passagem de Bolsonaro pela Bahia


Rui ataca Bolsonaro após visita no Sul da Bahia: “mobilizou seus fanáticos”