Política

Com possível ida de Dino ao STF, PT já tem nome para o Ministério da Justiça; saiba quem

O atual comandante da pasta é o favorito para ser o sucessor de Rosa Weber na Suprema Corte  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 18/09/2023, às 09h02   Ricardo Stuckert / PR   Daniel Serrano

Diante do favoritismo de Flávio Dino para ocupar a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já vem se articulando para indicar um nome para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o blog de Andréia Sadi no portal g1, nomes como Augusto de Arruda Botelho (secretário de Justiça), Marco Aurélio Carvalho (advogado) e Jorge Messias (AGU) já vêm sendo cotados para assumir o ministério.

Ainda segundo a publicação, atualmente, o favorito do PT é Jorge Messias, que também teve o seu nome apontado pelo partido para o STF.

Ligado ao PSB, Botelho vem sendo cotado por representar uma continuidade da gestão Flavio Dino. Já Carvalho é o nome mais próximo do presidente Lula, de quem é conselheiro jurídico e coordena o grupo prerrogativas.

O entorno de Lula espera que ele defina o sucessor de Rosa Weber junto com o próximo procurador-geral da Republica (PGR), quando voltar de viagem dos EUA.

Apesar de ser apontado para a vaga no STF, Dino vem sendo cotado pelo campo progressista para sucessão presidencial. Como a expectativa de uma candidatura à reeleição de Lula, o ex-governador do Maranhão estaria trabalhando com cenário a partir de 2030.

Caso Dino assuma uma cadeira no STF e queira disputar a presidência, ele precisará deixar a Suprema Corte – o mais alto posto da magistratura.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt psb Lula Ministério da Justiça stf PGR Rosa Weber Flávio Dino Marco Aurélio Carvalho Augusto de Arruda Botelho Jorge Messias

Leia também


Vizinhos revelam comportamento agressivo do primeiro condenado no STF por atos golpistas


Presidente de Portugal é criticado após comentar sobre decote de mulher; veja