Política

Congresso apreciará vetos de Lula nesta quinta-feira

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), marcou sessão do Congresso para apreciar vetos de Lula  |  Carlos Moura/Agência Senado

Publicado em 26/11/2025, às 21h14   Carlos Moura/Agência Senado   Davi Lemos

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), convocou sessão do Congresso Nacional para esta quinta-feira (27), às 10h, para análise de vetos presidenciais. Alcolumbre disse que a decisão segue um calendário já pactuado com as lideranças. Na pauta de votação está prevista a apreciação de vetos à lei de licenciamento ambiental no Brasil (Lei 15.190, de 2025), e ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

"Eu peço a Vossas Excelências que possam resgatar, nos últimos meses, as nossas manifestações [...] quando quase que em todas as sessões deliberativas esta Presidência era cobrada em relação a termos uma sessão do Congresso Nacional para deliberarmos vetos pendentes de apreciação. O presidente do Congresso Nacional tem as suas atribuições, e ele não se furtará e não se omitirá em exercê-las", declarou Davi, nesta quarta-feira (26).

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT/AC), destacou a importância e a urgência da votação dos vetos que estão trancando a pauta, antes da deliberação das matérias orçamentárias. A LDO e LOA estão previstas para votação nos dias 5 e 17 de dezembro respectivamente.   

"Já estou buscando entendimento e diálogo com o líder da Minoria aqui, senador Izalci [Lucas, PL-DF]. Ainda hoje de manhã tivemos reunião com alguns líderes da base de apoio ao governo na Câmara, e fomos procurar também os líderes de Oposição. Por óbvio, terão temas que vamos conseguir acordo, para irem à cédula de votação, para voto. E outros temas que o governo vai encaminhar pela manutenção do veto, mas, de qualquer modo, não é possível o adiamento indefinido dessas sessões do Congresso Nacional", disse Randolfe.

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulacongresso nacionalvetosrandolfe rodriguesvetos presidenciaisdavi alcolumbre

Leia também


Marco Temporal: STF define data para julgamento


Nikolas Ferreira reage após Moraes pedir explicações sobre celular em visita a Bolsonaro