Política

Defesa de Bolsonaro solicita acesso a depoimentos de ex-comandantes militares ao STF

Militares expõem tentativa de interferência de Bolsonaro em suposta trama golpista contra posse de Lula  |  Marcos Corrêa / PR

Publicado em 05/03/2024, às 22h28   Marcos Corrêa / PR   Cadastrado por Marco Dias

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acesso aos depoimentos dos ex-comandantes do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior. A informação é do portal O Globo. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

As oitivas, realizadas em fevereiro e março pela Polícia Federal, estão ligadas às investigações sobre uma suposta trama golpista contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Os advogados de Bolsonaro solicitaram a Moraes uma "atualização dos autos" com os "termos de declarações relativos às últimas oitivas realizadas", incluindo os depoimentos dos ex-comandantes. 

Durante os depoimentos, o ex-comandante do Exército relatou que se opôs aos planos golpistas de Bolsonaro, afirmando que foram apresentadas duas versões da minuta do golpe pelo próprio ex-presidente e por Nogueira, com a indicação de que deveriam ser implementadas. 

Além disso, foi revelado que Bolsonaro teria chamado reservadamente o general Estevam Theophilo, comandante do Coter, com o propósito de concretizar os planos discutidos.

No entanto, o general afirmou ter se manifestado contra qualquer ação que impedisse a posse de Lula, tanto diante de Bolsonaro quanto em discussões reservadas com outros generais.

Classificação Indicativa: Livre


Tags polícia federal stf Supremo Tribunal Federal Jair Bolsonaro bolsonaro Alexandre de Moraes marco antônio freire gomes Carlos Baptista Júnior

Leia também


Professores de Salvador aprovam estado de greve após impasse com a prefeitura


Prefeitura de Vitória da Conquista se pronuncia após alagamento em inauguração de escola