Política

Deputada baiana defende escritor Paulo Coelho chamado de "idiota" e “maconheiro”

A deputada Alice Portugal se manifestou pelo Twitter no domingo (13)  |  Reprodução / @paulocoelho

Publicado em 14/02/2022, às 06h45   Reprodução / @paulocoelho   Victor Pinto

A deputada federal baiana Alice Portugal (PCdoB) defendeu o escritor brasileiro Paulo Coelho chamado de "idiota" e “maconheiro” pelo secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do governo federal, André Porciuncula. Antes, o policial baiano foi chamado de "palerma" pelo escritor. 

A comunista compartilhou a matéria do BNews sobre o caso e escreveu em seu perfil do Twitter: “Essa turma de desqualificados da Secretaria Nacional de Cultura, envergonham o Brasil, gerem com desdém a coisa pública e agora agridem @paulocoelho . Irrelevantes, medíocres e nocivos à cultura nacional. Saiam daí!!!!”, escreveu no domingo (13).

Essa turma de desqualificados da Secretaria Nacional de Cultura, envergonham o Brasil, gerem com desdém a coisa pública e agora agridem @paulocoelho . Irrelevantes, medíocres e nocivos à cultura nacional. Saiam daí!!!! pic.twitter.com/vCrI44TgdC

— Alice Portugal (@Alice_Portugal) February 13, 2022

O secretário se referiu a Paulo Coelho, que é membro da Academia Brasileira de Letras, de “maconheiro” e “idiota” em resposta a um comentário feito pelo escritor sobre o cancelamento da viagem internacional do qual Porciuncula faria parte.

LEIA TAMBÉM: Senado cria comissão de juristas para modificar lei de impeachment e será presidida por Lewandowski

A viagem internacional foi suspensa após críticas sobre os gastos da última viagem, R$ 39 mil, à Nova York onde do Ministro da Cultura, Mário Frias, para encontrar o lutador de jiu-jítsu, Renzo Grace.

A primeira publicação de Coelho foi a seguinte:

Finalmente uma boa decisão de @jairbolsonaro : limar os palermas @mfriasoficial e @andreporci - que prometem e não mostram os recibos da mamata da viagem aos EUA - de continuar o turismo tosco.
Lembro q não permitiram o Festival do Capão captar recursos. Mas nós vimos a tempo pic.twitter.com/ADI8zYcqQ9

— Paulo Coelho (@paulocoelho) February 13, 2022

Seguida por esta manifestação do braço direito de Frias:

Maconheiro, palerma é você. A viagem foi remarcada devido as tensões na região, mas ainda iremos, temos acordos culturais internacionais para celebrar com a Rússia e Hungria. E idiota, eu não fui para NY, Mário fez uma delegação pequena e econômica. pic.twitter.com/aCwxuJY0NL

— André Porciuncula (@andreporci) February 13, 2022

Porciuncula passou o resto domingo no Twitter rebatendo declarações críticas as suas manifestações sobre Coelho e reafirmou, a todo tempo, o que havia chamado o escritor. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags política brasil cultura paulo coelho bolsonaro Mário Frias André Porciuncula

Leia também


Ministro que tentou ser vice de Bolsonaro pode substituir João Roma na Cidadania


Barroso diz que Jair Bolsonaro 'facilitou a vida das milícias digitais'


Bolsonaro é pressionado a abandonar discurso antivacina por sobrevivência eleitoral