Política

Deputada ex-bolsonarista pede que Nise Yamaguchi desista de candidatura

Em carta, deputada diz que é hora de unir forças e sugeriu que Nise tente a Câmara Federal  |  Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 24/12/2021, às 15h52   Jefferson Rudy/Agência Senado   Redação

A deputada federal Janaína Paschoal (PSL), ex-bolsonarista, pediu em uma carta endereçada à Nise Yamaguchi, que a médica defensora da cloroquina no tratamento de Covid-19 retire a sua candidatura ao Senado em 2022, apresentada por ela na última semana.

Na carta, Janaína, que tem a intenção de tentar o Senado, pede que ambas unam as suas "forças" e que a médica tente primeiro se candidatar a "uma das 70 vagas" de deputada federal.

Dra. Nise, tenho profunda admiração por sua coragem e a sra tem todo direito de pleitear a vaga no Senado. Mas será apenas uma. Unamos forças! Reflita sobre a possibilidade de concorrer a uma das 70 vagas de Deputado Federal. Precisamos ocupar a Câmara, para enfrentar qq cenário!

— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) December 24, 2021

Diferente do que ocorreu em 2018, em 2022 cada estado irá eleger somente um senador, o que dificulta a vida das duas.

No último pleito foram eleitos para o Senado em São Paulo Mara Gabrilli e Major Olímpio, que faleceu vítima de Covid-19 e foi substituído pelo suplente Giordano.

Mesmo rompida com Bolsonaro, a advogada Janaína Paschoal se coloca no mesmo campo ideológico da médica, que ficou conhece este ano por ter participado do gabinete paralelo de aconselhamento ao governo no enfrentamento à pandemia, mesmo sem nunca ter tido cargo ou vínculo oficial.

Nise ficou conhecida ainda por protagonizar um bate-boca com o senador baiano Otto Alencar (PSD-BA), que também é médico de formação, em seu depoimento à CPI da Covid.

A apoiadora do presidente Jair Bolsonaro que lançou sua pré-candidatura ao Senado mesmo sem estar filiada a um partido foi questionada por Otto sobre diversas perguntas relacionadas à área de saúde e sobre o vírus.

Entre as perguntas, o senador quis saber se Nise tinha noção da diferença entre um vírus e um protozoário.

A situação causou constrangimento e motivou a médica a processar Otto Alencar e o presidente do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), alegando ter sofrido durante o seu depoimento um "verdadeiro massacre moral".

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre


Tags Senado ex-deputada bolsonarista cloroquina Nise Yamaguchi

Leia também


"Coloquei meu nome para ser pré-candidata ao Senado", diz Ministra Tereza Cristina


Saiba o que as pesquisas mostram sobre a eleição na Bahia em 2022