Política

Deputado quer audiência pública para investigar a Tronox; saiba detalhes

Matheus Ferreira quer que a indústria de pigmentos preste esclarecimentos na Alba  |  Agência Alba

Publicado em 20/10/2023, às 06h33 - Atualizado às 06h50   Agência Alba   Tácio Caldas

O deputado estadual, Matheus Ferreira (MDB), deseja que a Tronox esclareça atuação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A indústria de pigmentos está instalada em Arembepe, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e tem sido denunciada por conta de uma suspeita de contaminação do ar e do subsolo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A comunidade de Areias é a localidade que, aparentemente, está mais sofrendo com essas supostas contaminações, já que tem registrado uma alta incidência de câncer e doenças respiratórias. Instalada na região há 57 anos, a empresa tem sido acusada de descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2013 com o Ministério Público Estadual (MPE). Como defesa, a empresa tem afirmado que tem renovado continuamente e sem problemas as suas licenças ambientas junto ao Instituto Estadual do Meio-Ambiente (Inema).

Mesmo assim, o MPE voltou a abrir o procedimento que estava arquivado. Isso por que o órgão entendeu haver a inexistência de documentos que comprovassem que a empresa estava realizando o monitoramento da qualidade do ar e da água do subsolo. É por este motivo que as secretarias de Saúde e Meio Ambiente de Camaçari, além do Ministério Público e representantes da empresa e da sociedade camaçariense, devem participar de uma audiência pública.

O que diz o deputado

Em entrevista ao Jornal A Tarde, Ferreira afirmou que busca esclarecer a situação visto os transtornos causados pela Tronox em Camaçari. De acordo com ele, 'não faltará 'luta' para que o tema tenha a devida atenção da Alba.

Como vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, não medirei esforços para colocar esse assunto em discussão com os meus pares, visto que, a atuação da empresa na Estrada do Coco, vem causando sérios transtornos à população local e causando prejuízos ao meio ambiente", destacou o parlamentar.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (19):

Classificação Indicativa: Livre


Tags RMS Camaçari TAC Ministério Público mpe Assembleia Legislativa da Bahia ALBA secretaria de saúde Arembepe Termo de Ajustamento de Conduta Região Metropolitana de Salvador Ferreira deputado estadual parlamentar inema Ministério Público Estadual MDB comissão do meio ambiente secretaria de meio ambiente areias Matheus Ferreira Tronox Instituto Estadual do Meio-Ambiente Seca e Recursos Hídricos

Leia também


Policiais civis presos traficavam maconha disfarçada em frango congelado


A Fazenda 15: Rachel Sheherazade fala pela primeira vez após expulsão e fãs suspeitam de falcatrua; assista


Evite erros comuns e costumes exagerados no treinamento do seu pet; veja detalhes