Política

"Dia de justiça", diz Pedro Tourinho em reinauguração de estátua de Mãe Stella de Oxóssi

A estátua de Mãe Stella de Oxóssi foi reinaugurada nesta quinta-feira (10)  |  Joilson César/BNews

Publicado em 10/08/2023, às 09h30 - Atualizado às 09h30   Joilson César/BNews   Daniel Serrano, Catarina Alcântara e Pedro Moraes

Um dos símbolos marcantes da cultura brasileira, a estátua de Mãe Stella de Oxóssi recebeu uma repaginada. Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Salvador reinaugurou a estrutura de uma das mais influentes líderes espirituais do candomblé na Bahia e no Brasil. Presente na avenida que leva o nome da ialorixá, na ligação entre Avenida Paralela e Stella Maris, a estátua carrega o símbolo de combate à intolerância religiosa. 

“É um dia de muita Justiça e muita beleza, a gente traz de volta a imagem de Mãe Stella de Oxóssi para onde ela sempre esteve, firmando nosso compromisso com o tema e religioso, contra a intolerância religiosa, toda a mobilização com favor a cultura africana, ela simboliza tudo isso, esse diálogo, uma grande Ialorixá, é um dia de muita festa mas também justiça”, analisa Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), que esteve no local ao lado do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

De autoria do escultor Tatti Moreno, falecido em julho do ano passado, a obra precisou ser refeita após um incêndio em dezembro do mesmo ano. Já o trabalho de reconstrução teve a condução dos filhos de Tatti, os artistas plásticos André e Gustavo Moreno.Na concepção do radialista baiano e presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, esse momento também retrata a memória de Mãe Stella.

“É um momento único que a gente bate contra a intolerância religiosa, contra o racismo, contra a intolerância cultural (...) [São] quatro câmeras instaladas, sete refletores, rondas constantes para que a gente não precise refazer o monumento de novo. A gente tem que lembrar que Mãe Stella além de uma mãe queridíssima, ela é uma intelectual de Salvador, ela é imortal da Academia de Letras da Bahia e está sendo homenageada, escreveu quatro livro, então é uma estudiosa, estamos trazendo de volta a sua memória para Salvador na Bahia”, explica. 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Secult Pedro Tourinho bnews política estátua de mãe stella de oxóssi

Leia também


Mãe Stella de Oxóssi ganhará nova estátua após incêndio


Jerônimo Rodrigues quebra silêncio sobre atentado contra estátua de Mãe Stella de Oxóssi


Vídeos mostram momento em que estátua de Mãe Stella de Oxóssi é destruída por incêndio; assista