Política

Eleições na Argentina movimenta polarização política no Brasil

O principal alvo dos comentários é o candidato de extrema-direita Javier Milei, apoiado por bolsonaristas e criticado por aliados de Lula  |  Divulgação/ Renato Pizzutto/Band

Publicado em 22/10/2023, às 17h23   Divulgação/ Renato Pizzutto/Band   Daniel Serrano

Políticos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da oposição foram as redes sociais neste domingo (22) para comentar sobre as eleições presidenciais na Argentina.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o senador Sergio Moro (UB) , demonstraram apoio a Javier Milei, candidato de extrema-direita. Ele defende a saída da Argentina do Mercosul e já anunciou que eleito vai romper as relações com o Brasil por considerar Lula "comunista furioso".

“Eu Milei, tu Milastes, ele Kirchinou, nós Milamos, Vós Milastes, eles Kirchinaram. Argentina Libre!”, postou Ciro na rede social “X”, antigo Twitter, declarando apoio a Milei e criticando o kirchnerismo, grupo do ex-presidente Néstor Kirchner e da atual vice Cristina Kirchner, que apoiam Sergio Massa.

Eu Milei, tu Milastes, ele Kirchinou, nós Milamos, Vós Milastes, eles Kirchinaram. Argentina Libre!

— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) October 22, 2023

Já o senador Sergio Moro afirmou que Milei e Patricia Bullrich (candidata do grupo do ex-presidente Mauricio Macri) “representam a oportunidade para o adiós ao kirchnerismo”.

Um dia de mudança e esperança para a América Latina. As primárias na Venezuela devem consagrar @MariaCorinaYA como a candidata presidencial de oposição a Maduro em 2024. E na Argentina, com Milei ou Bullrich, as eleições presidenciais representam a oportunidade para o adiós ao…

— Sergio Moro (@SF_Moro) October 22, 2023

Milei já recebeu apoio do próprio Bolsonaro. Além disso, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, foi à Argentina para acompanhar a disputa pela presidência no país vizinho.

Já na base do presidente Lula, deputados como Rogério Correa (PT-MG), Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) compartilharam um vídeo que compara Milei a Bolsonaro, mas sem declararem apoio a nenhum candidato. "Se eleito, será uma tragédia para o país tão grande quanto foi o inelegível no Brasil", disse Jandira.

Nossos pensamentos neste domingo estão com o povo argentino. Milei é feito do mesmo material que Bolsonaro: ódio, mentiras, retrocesso e submissão ao capital estrangeiro. Se eleito, será uma tragédia para o país tão grande quanto foi o Inelegível no Brasil. Que na hora dos votos… pic.twitter.com/AQPS8spL6u

— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) October 22, 2023

Outro nome da política brasileira que comentou o caso foi o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB-RJ). Ele se manifestou a favor de Massa, que, segundo ele, "foi excelente Presidente da Câmara dos Deputados, e tem atuado de forma muito importante à frente do Ministério da Economia, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela Argentina".

Hoje os argentinos vão às urnas. Desejo sorte ao meu amigo @SergioMassa, que um foi excelente Presidente da Câmara dos Deputados, e tem atuado de forma muito importante à frente do Ministério da Economia, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela Argentina.

— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) October 22, 2023

Classificação Indicativa: Livre


TagseleiçãoLulaCâmara dos DeputadosRodrigo MaiaCristina KirchnerNéstor KirchnerargentinaJair Bolsonarociro nogueiraEduardo BolsonaroJandira FeghaliSergio Morofernanda melchionnaSergio Massajavier mileiRogério Correa

Leia também


Homem é preso por suspeita de estuprar a própria filha e mais duas crianças; entenda o caso


Homem que agrediu irmã de Zanin é indiciado