Política

Ex-diretor acusa companhia baiana de esquema de pagamentos irregulares de comissões

Um ex-diretor alega que havia um esquema de subfaturamento de vendas para o exterior, para que fosse embolsado um percentual a mais na transação  |  Divulgação/Ferbasa

Publicado em 10/10/2023, às 10h17 - Atualizado às 13h35   Divulgação/Ferbasa   Daniel Serrano

A Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa) - que atua nas áreas de metalurgia, mineração, energia renovável e recursos florestais - foi alvo de um processo de pagamentos irregulares de comissões em contas no exterior.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

De acordo com o site "O Bastidor", a denúncia foi inserida em um processo de demissão do ex-diretor Ernani Pettinati, que narra o esquema em uma ação contra a companhia. Segundo o ex-funcionário, o esquema servia para subfaturar as vendas no exterior, para embolsar um percentual a mais na transação. 

Conforme a denúncia, o percentual era pago a terceiros como forma de comissão pelas vendas. No entanto, a manobra era uma maneira de burlar as auditorias da empresa e a Receita Federal.  Segundo Pettinati, os valores eram repassados para os executivos da Ferbasa.

Ainda de acordo com a ação, obtida pelo site, existiam duas comissões para a mesma venda de produtos. Uma era verdadeira e a outra, com percentual menor, era falsa.O valor dessa venda era depositado nas contas da Suíça e, em seguida, transferido para empresas de fachada sediadas em paraísos fiscais.

Ainda segundo a publicação, a ação conta com documentos referentes ao período entre os anos de 1988 até 1995, que comprovariam os depósitos e contratos de corretagem. Pettinati garante que o atual presidente do Conselho da Administração Ferbasa, Sérgio Dória, na época trabalhava na área comercial, sabia do esquema. 

Apesar dos indícios de fraude, o processo não foi adiante após um acordo extrajudicial  entre a Ferbasa com o ex-diretor, que levou ao arquivamento da ação. 

Em nota enviada ao Bnews, a Ferbasa informou que a falsa acusação relatada na reportagem de "O Bastidor", feita no final dos anos 1980, foi alvo de retratação por parte do ex-funcionário, como consta no processo, que foi extinto.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Receita Federal esquema ferbasa

Leia também


Moradores de Lauro de Freitas se mobilizam contra projeto polêmico na Câmara de Vereadores


Bruno Reis anuncia isenção da taxa de licenciamento para ambulantes; saiba detalhes