Política

Flávio Dino quebra silêncio sobre 'corrida' ao Supremo Tribunal Federal; saiba mais

Ministro negou campanha e disse que decisão cabe ao presidente Lula  |  Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 21/09/2023, às 08h31 - Atualizado às 09h20   Valter Campanato / Agência Brasil   Cadastrado por Tácio Caldas

O ministro da Justiça Flávio Dino segue sendo um dos nomes cotados para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga que será aberta no final desse mês no com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Questionado sobre a possibilidade de ser o indicado para a vaga, Dino afirmou que a responsabilidade pela escolha é do presidente Lula (PT) e rechaçou campanha e disse que 'está bem' na função atual.

"Eu sempre soube, estudando a história do Supremo, que não existe candidatura, campanha, pleito, pedido ou solicitação para ser ministro, pois essa é uma designação do presidente. Quando você enxerga as coisas assim, você fica tranquilo", afirmou o ministro durante sua participação na cerimônia de abertura da exposição em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal no STF.

De acordo com a jornalista Luísa Martins, do Valor Econômico, após a solenidade Carlos Velloso, ex-ministro e ex-presidente do STF, teve uma conversa reservada com Flávio Dino. Nela, o ex-ministro teria sido questionado sobre a indicação do seu nome ao Supremo e respondido citando a música de Zeca Pagodinho: "Deixa a vida me levar".

Na coletiva após o evento, Dino afirmou que esteve na Corte representando o governo Lula. Isso porque o presidente da república está em Nova York, onde participou de uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na ocasião ele foi questionado sobre a indicação para substituir Rosa Weber e disse que o 'debate não está posto'. "Vamos deixar o presidente amadurecer a decisão dele, com as ótimas alternativas que ele tem", destacou Dino. Vale lembrar que os outros nomes cotados são o Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (20):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Justiça pt Lula presidente onu ministro AGU stf Supremo Tribunal Federal Nova York tcu ministro da justiça corte Constituição Federal Tribunal de Contas da União Rosa Weber Flávio Flávio Dino advogado-geral da União bruno dantas Carlos Velloso Dino Jorge Messias Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas

Leia também


Vídeo: PM resgata cachorro trancado em carro por mais de uma hora; tutora se desespera com acusação


Gabriel Jesus passa Romário na artilharia brasileira da Champions League; veja ranking


Mais uma? Jovem revela que também foi amante de Chico Moedas e conta detalhes