Política
Publicado em 26/05/2025, às 08h19 Reprodução Rebeca Santos
Fontes do governo dos Estados Unidos afirmam que possíveis sanções contra Alexandre de Moraes e outros ministros do STF não devem alterar o rumo do julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo.
Segundo informações do Metrópoles, um integrante da administração Trump declarou à coluna que não espera mudanças na postura dos ministros da 1ª Turma, responsáveis por processar o ex-presidente por tentativa de golpe de Estado.
O mesmo interlocutor da Casa Branca avalia que, mesmo condenado criminalmente, Bolsonaro ficaria preso por pouco tempo. Isso porque o governo Trump considera quase certa uma derrota de Lula nas eleições do próximo ano, com margem expressiva de votos.
Representantes dos EUA acreditam que um novo mandatário de direita no Brasil terá "apoio popular suficiente" para conceder indulto a Bolsonaro, livrando-o da prisão.
A Casa Branca projeta ainda que Lula pode nem mesmo chegar ao segundo turno, diante do desgaste apontado em pesquisas.
Enquanto isso, Bolsonaro, condenado à inelegibilidade pelo TSE, afirma publicamente que reverterá a decisão e será candidato em 2026. A aliados, porém, admite apoiar um nome que se comprometa a anistiá-lo.
Centrão manda alerta urgente a Bolsonaro sobre sua prisão
Senador rasga o verbo, diz que Janja “passou de todos os limites” e Lula é “mandado”