Política

Itamaraty diz que Bolsonaro aceitou convite de Biden para Cúpula das Américas

Expectativa é de que encontro bilateral entre presidentes aconteça durante evento em Los Angeles  |  Clauber Cléber Caetano/PR

Publicado em 26/05/2022, às 20h34   Clauber Cléber Caetano/PR   Redação

O convite feito presidente Joe Biden ao mandatário brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), para que ele participe da Cúpula das Américas, que acontece entre os dias 6 e 10 de junho, em Los Angeles, na costa oeste norte-americana, foi aceito pelo liberal, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

Ainda conforme o Itamaraty, está previsto um encontro entre os chefes de Estado dos dois países, durante o evento, mas que ainda não tem data definida. O objetivo da Cúpula das Américas é reunir os líderes do continente para discutir o fortalecimento da democracia na região.

Porém, algumas nações como Nicarágua, Venezuela e Cuba não foram convocadas. Com isso, México, Bolívia, Honduras e algumas nações do Caribe anunciaram que não participarão se não forem convidados todos os países do hemisfério, de acordo com o G1.

Por sua vez, a decisão de Bolsonaro de participar foi anunciada, conforme o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, dois dias depois de o presidente ter recebido no Planalto o enviado especial para a Cúpula das Américas, Christopher Dodd, e o encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff.

Desde que Biden foi eleito, em 2020, a relação entre ele e Jair Bolsonaro tem sido distante, uma vez que o mandatário brasileiro declarou, à época, apoio a Donald Trump, além de ter afirmado que houve fraude no pleito.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags encontro Jair Bolsonaro cúpula das américas joe biden

Leia também


Após tweet enigmático, Anitta é criticada ao revelar verdadeira ‘Fazenda’ em que foi convidada; confira


Deputado baiano comenta novo teto do ICMS: "precisou a Câmara dos Deputados agir"


Procon-RJ notifica Latam para saber se serviço de bordo pode deixar passagens aéreas mais caras