Política
Publicado em 11/11/2022, às 15h00 Joilson César/BNews Vinícius Dias e Daniela Pereira
Em meio às negociações sobre um possível apoio do União Brasil ao Governo Lula, o governador eleito na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), abriu o jogo sobre as tratativas dessa aproximação no âmbito estadual.
“Por enquanto não dialogamos com esse partido aqui no estado. Vamos dialogar com diversos partidos que não nos apoiaram, mas já estão na Assembleia. Nós já descemos do palanque”, afirmou, em conversa exclusiva com o BNews.
Após o presidente da sigla, Luciano Bivar, declarar que não fará oposição "de jeito nenhum" ao futuro governo, o ex-prefeito de Salvador, derrotado nas eleições estaduais, ACM Neto, também entrou na roda de negociações.
De acordo com informações da coluna Guilherme Amado do Metrópoles, ACM Neto, que é secretário-geral do União Brasil, acenou positivamente para uma aliança entre seu partido e o PT, mas impôs como condição o apoio de Lula um nome da legenda para a Presidência da Câmara, contra Arthur Lira (PP).
Apesar do tom agregador sobre o assunto, Jerônimo relembrou e criticou a postura do União Brasil durante a campanha deste ano. “Quem faz a história não é quem perde as eleições e sim quem ganha. Então Lula tem convidado os partidos para escrever a história junto com ele. Aqui na Bahia tivemos o ‘Tanto Faz’, que representou o partido do União Brasil. E o ‘Tanto Faz’ mostrou que não valoriza quem toma atitude de querer governar o país ou o estado com clareza. Mas o Lula vai dirigir a política nacional. Se essa unidade vier do Governo Federal teremos que ter nossa estratégia”, disse.
Jerônimo Rodrigues cita critério por representatividade em seu governo
Rui Costa: Ministro de Lula? Jerônimo Rodrigues comenta futuro político do Governador
Vereador Carballal critica realização de show sem as devidas licenças no Farol da Barra