Política

Leandro de Jesus diz que ALBA descumpriu decisão judicial e cobra instalação de CPI do MST

Bolsonarista aponta que a Assembleia descumpriu decisão do TJ-BA que ordenava instalação de CPI do MST  |  Deputado Leandro de Jesus tenta emplacar a CPI do MST na ALBA - Divulgação

Publicado em 30/05/2023, às 18h00   Deputado Leandro de Jesus tenta emplacar a CPI do MST na ALBA - Divulgação   Lula Bonfim

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) informou ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), nesta terça-feira (20), o descumprimento da decisão liminar do órgão que determinava a instalação imediata da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no interior do estado.

Leandro de Jesus foi o autor do requerimento para a instauração da CPI, que obteve as assinaturas necessárias para a abertura da investigação. Entretanto, com base em um parecer elaborado pela assessoria jurídica da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), arquivou o pedido no dia 26 de abril.

Na sequência, Leandro de Jesus acionou o Poder Judiciário, que concedeu uma liminar no dia 4 de maio, ordenando que a ALBA instalasse a CPI do MST, o que não ocorreu até o momento.

Com base nisso, o deputado estadual do PL voltou a provocar o TJ-BA, informando do descumprimento judicial e solicitando a adoção de medidas para garantir a instalação da CPI do MST.

“Transcorridos mais de 20 dias após a concessão da medida liminar, com efeitos imediatos, até a presente data, a parte Acionada permanece inerte, demonstrando, assim, o animus laedendi, ao permanecer descumprindo a liminar deferida”, diz a petição assinada pelo parlamentar.

Presidente da ALBA, Adolfo Menezes não atendeu aos telefonemas até a publicação desta matéria.

Classificação Indicativa: Livre


Tags ALBA adolfo menezes leandro de jesus CPI do MST

Leia também


Vereador da oposição na CMS analisa ausência de Bruno Reis em evento com Flávio Dino no Centro Histórico; veja


Augusto Vasconcelos exalta investimento federal em segurança na Bahia e faz cobrança à Prefeitura; confira


Carlos Muniz comenta possibilidade de Jerônimo anunciar nome de pré-candidato à Prefeitura em julho; confira