Política

Lewandowski impõe condição para assumir Ministério da Justiça; saiba qual

Ex-ministro e presidente do STF aceitaria assumir a pasta, mas o governo teria que aceitar a sua condição  |  Nelson Jr / SCO / STF / Agência Brasil

Publicado em 29/12/2023, às 11h59 - Atualizado às 11h59   Nelson Jr / SCO / STF / Agência Brasil   Tácio Caldas

O ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, voltou a falar sobre assumir o cargo de titular do Ministério da Justiça. Diferente do que está circulando, o ex-ministro aceitaria o cargo na Justiça, mas para isso, o governo Lula (PT) teria que aceitar uma condição. Essa situação seria a manuteção atual do funcionamento da pasta.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Isso quer dizer que Lewandowski só assumiria o Ministério da Justiça caso não houvesse a divisão da pasta em duas. Atualmente, o ministério é o responsável pela Justiça e pela Segurança Pública. Inclusive, isso foi algo levado ao Palácio do Planalto por emissários do ex-ministro do STF.

Vale lembrar que Ricardo Lewandowski é apenas um dos nomes cotados para assumir o ministério. Além dele estão na lista o atual secretário-executivo, Ricardo Cappelli, o advogado petista, Marco Aurélio. Além deles dois também concorrem a vaga a ministra Simone Tebet (MDB) e o senador Jaques Wagner (PT) - que já negou essa possibilidade -.

O detalhe é que o ex-presidente do STF também assumirá em 2024 um cargo internacional. Lewandowski será o responsável pela presidência do Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul. Com informações do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner Wagner pt Ministério da Justiça stf Supremo Tribunal Federal senador Palácio do Planalto mercosul marco aurélio Ricardo Lewandowski Lewandowski MDB simone tebet tebet Ricardo Cappelli Cappelli TPR Tribunal Permanente de Revisão

Leia também


Um ano após morte, mundo continua rendendo seu louvor a Pelé, Edson e Dico


Aline Barros e Mizael Mattos serão atrações de evento gospel "Edição Especial Fim de Ano" em Lauro de Freitas


'Keu do BDM' apontado com líder do tráfico de drogas no Arenoso é inocentado