Política
Publicado em 03/04/2025, às 10h32 - Atualizado às 10h34 Marcelo Camargo / Agência Brasil Yuri Pastori
A criação do Ministério da Segurança Pública é defendida por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a pesquisa Quaest divulgada, na última quarta-feira (02), apontar que a violência é a maior preocupação dos brasileiros. A proposta foi apresentada a Lula, na última quarta-feira (02), na residência oficial do Senado, em um jantar organizado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
Segundo o blog do Valdo Cruz no portal G1, a ideia é criar uma pasta que enfrente diretamente o tema e foque no combate ao crime organizado de forma mais ostensiva. Segundo os aliados de Lula, só a PEC da Segurança Pública não é suficiente para reduzir a sensação de insegurança da população, além de que ela irá demorar de ser aprovada e de ter efeitos práticos.
O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski é elogiado por interlocutores de Lula. No entanto, eles avaliam que Lewandowski não tem o perfil ideal para ser o responsável pela área de segurança do governo federal.
Operação Overclean: Saiba o que a polícia encontrou na casa do ex-secretário de Educação de Salvador
Overclean: PF faz novas buscas na casa do empresário Marcos Moura em Salvador