Política

Maria Marighella detona Diego Castro após confusão na UFBA: "Não há espaço para agressão"

Candidata à Câmara, Maria Marighella afirmou que o deputado deveria "deveria compreender a responsabilidade do cargo que ocupa"  |  Divulgação/Aju Paraguassu

Publicado em 20/08/2026, às 15h26   Divulgação/Aju Paraguassu   Redação Bnews

A candidata a deputada federal Maria Marighella repudiou o episódio ocorrido na manhã desta quinta-feira (20) envolvendo o deputado estadual Diego Castro (PL) e estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nesta quinta-feira (20), na Faculdade de Comunicação (Facom).

Em nota encaminhada ao BNews, Maria Marighella afirmou que “não há espaço para agressão na política”. Ela condenou ainda a atitude de Diego Castro que, segundo ela, “deveria compreender a responsabilidade do cargo que ocupa”.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

“Não há espaço para agressão na política, venha de onde vier. Mas é especialmente grave quando um parlamentar, que deveria compreender a responsabilidade do cargo que ocupa, entra em uma universidade acompanhado por uma estrutura de segurança e transforma aquele espaço em cenário de provocação, intimidação e confronto. Universidade é lugar de conhecimento, diversidade, pensamento crítico e liberdade.”, cravou a candidata. 

Imagens que viralizaram na internet mostram o momento da discussão entre Diego Castro, estudantes e professores da universidade. O diretor da Facom, Washington José de Souza Filho, afirmou ainda ter sido ameaçado durante a confusão e prestou um boletim de ocorrência na delegacia.

“É muito preocupante ver um representante eleito entrar em uma universidade, vestindo um colete a prova de balas, para transformar a existência e os direitos das pessoas em combustível para confronto político. Pessoas trans, travestis e não-binárias não são pauta para provocação, são cidadãs e cidadãos que têm direito a existir e ocupar todos os espaços. A universidade pública tem como princípio justamente a convivência com a diversidade, a liberdade de pensamento e o debate”, acrescentou. 

Classificação Indicativa: Livre


TagspolíticaFacomagressãoboletim de ocorrênciaconfrontouniversidade federal da bahiaprovocaçãoDiversidadeintimidaçãoresponsabilidadeuniversidade públicamaria marighellaConhecimentoDiego CastroFaculdade de comunicaçãoPensamento críticoWashington josé de souza filho

Leia também


Marcha das Mulheres Negras reúne multidão em Salvador: 'Não aceitaremos o silêncio", diz Maria Marighella


Maria Marighella propõe "constranger" aliança do candidato da oposição com o projeto bolsonarista