Política

Ministro de Lula chama Hamas de terrorista; saiba quem

André Fufuca, ministro do Esporte, é o único dos ministros que já se manifestaram; presidente e outros ministros falaram em "atos terroristas"  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 14/10/2023, às 09h50 - Atualizado às 09h55   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Tácio Caldas

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), é o único integrante do conhecido alto escalão do governo petista a se posicionar sobre a guerra entre o Hamas e Israel. Todos os outros ministros do governo petista e o próprio presidente, ao falar sobre o caso, tem usado expressões como 'ataques terroristas' e 'atos terroristas'. Essa tem sido a forma do governo condenar o ocorrido sem associá-las diretamente ao Hamas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Expresso minha total solidariedade ao povo israelense, que enfrenta ataques brutais prospectado pelo grupo terrorista Hamas. Vamos orar pelas vítimas e orar para que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos por suas perdas", escreveu Fufuca no X, antigo Twitter, no último sábado (7).

André Fufuca tem ido na contramão da linguagem adotada pelo Brasil. Isso porque o governo brasileiro optou por usar uma postura mais 'cautelosa' para atuar como mediador no conflito. A intenção de Lula (PT) é repatriar os cidadãos brasileiros que estão em Israel e em Gaza.

O detalhe é que essa postura não é só uma escolha pessoal do Presidente da República. Essa postura, segundo o Itamaraty, segue uma lista do Conselho de Segurança da ONU. Nesse documento estão pessoas e entidades consideradas 'perigosas' e por isso são tratadas como terroristas. O Hamas não compõe essa lista.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Twitter pt Lula onu ministro pp brasil israel ministro do Esporte hamas gaza presidente da República fufuca André Fufuca Conselho de Segurança da ONU

Leia também


Influenciador bolsonarista promove boicote à Lacta por patrocinar Felipe Neto; entenda


Anac estabelece que aéreas têm autonomia para negar pets em voos


Missão Israel: Saiba quantos brasileiros já foram resgatados por aviões da FAB