Política
Publicado em 16/08/2025, às 20h35 - Atualizado às 20h51 Joédson Alves/Agência Brasil Héber Araújo
Após o anúncio de que o açaí foi proibido durante a realização da Conferência da Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP30, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse, neste sábado (16), que a proibição “foi um erro”. O evento será realizado em novembro, em Belém (PA).
O edital publicado pela OEI para seleção da gastronomia que vai atender os espaços oficiais da COP30 cometeu um grave erro, impedindo a entrada dos principais produtos paraenses”, declarou.
Nas redes sociais, o ministro afirmou que entrou em contato com os principais representantes da conferência e que eles garantiram que o edital será republicado na próxima semana. “Vai ter açaí, vai ter tacacá e vai ter maniçoba sim na COP da floresta”.
Nós entramos em contato já diante desse edital publicado, com os organizadores e o secretário Walter (secretário extraordinário para a COP30) e já conseguimos a palavra de ambos de que essa correção será feita, e, na semana que vem, esse edital será republicado. A gastronomia paraense é parte essencial da nossa cultura e vai estar no centro do mundo, na porta de entrada da Amazônia”, disse.
A fruta e outros alimentos típicos da culinária paraense foram proibidos pela Organização dos Estados Ibero-americanas (OEI). Na justificativa, o orgão apontou o risco de contaminação pela doença de Chagas, trasmitida por insetos contaminados, como o barbeiro.
Apesar disso, o açaí em formato de sorvete foi liberado para comercialização durante o evento. Entre outras proibições estão:
COP30 proíbe Açaí e outros alimentos do evento; saiba motivo
Eduardo Bolsonaro nega ameaças a Alcolumbre e Motta e volta a atacar Moraes: "O dono do morro"