Política

Moraes determina que Polícia Federal ouça Valdemar em até 5 dias sobre propostas golpistas

Em entrevista, Valdemar afirmou que integrantes e interlocutores do governo Bolsonaro tinham, em suas casas, propostas similares à "minuta do golpe"  |  Rosinei Coutinho/SCO/STF

Publicado em 31/01/2023, às 20h12   Rosinei Coutinho/SCO/STF   Cadastrado por Daniel Brito

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou à Polícia Federal que tome em até 5 dias depoimento do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sobre propostas golpistas.

Em entrevista concedida ao jornal "O Globo", Valdemar afirmou que integrantes e interlocutores do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinham, em suas casas, propostas similares à "minuta do golpe", encontrada pela Polícia Federal na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança pública do Distrito Federal.

Mais cedo, a PF havia pedido autorização para o ministro para ouvir Valdemar. De acordo com Moraes, as declarações de Valdemar "devem devem ser esclarecidas no contexto mais amplo desta investigação, notadamente no que diz respeito à adesão, por terceiras pessoas, de eventual intenção golpista".

O documento apreendido na casa de Anderson Torres sugeria a decretação de um "estado de defesa" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alterar o resultado eleitoral que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na entrevista, Valdemar disse que ele mesmo recebeu várias dessas sugestões, mas tomou o "cuidado" de triturar os papéis.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf decreto golpe propostas golpistas minuta Alexandre de Moraes Valdemar da Costa Neto minuta do golpe

Leia também


Interventor diz que quebra de confiança motivou intervenção na segurança do Distrito Federal


Samuel Júnior é indicado para assumir cargo na Mesa Diretora da Alba


PF pede ao STF autorização para depoimento de Valdemar Costa Neto sobre "minuta golpista"