Política

Nova lei em Salvador obriga estabelecimentos atenderem pessoas no térreo; entenda

Nova Lei da capital baiana já foi sancionada por Bruno Reis  |  Salvador Norte Shopping/Divulgação

Publicado em 13/10/2023, às 05h40   Salvador Norte Shopping/Divulgação   Douglas Santana

Um projeto que beneficia pessoas com deficiência e mobilidade reduzida foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil). A Lei nº 9.746/2023 é de autoria do vereador Carlos Muniz (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O texto garante o atendimento de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no andar térreo dos estabelecimentos públicos e privados. O edil explicou que a lei valerá para casos em que o estabelecimento não tenha elevadores disponíveis.

“Considero esta lei muito importante para o nosso município, principalmente, em respeito às pessoas com deficiências e mobilidade reduzida, que muitas vezes precisam enfrentar longas escadas para receberem os atendimentos. Nós, como agentes públicos, temos obrigação de minimizar as dificuldades destas pessoas”, afirmou Muniz.

Por lei, agora os estabelecimentos devem afixar em lugar visível o aviso informativo sobre a garantia deste benefício. Em caso de descumprimento, os locais estão sujeitos a advertência, suspensão de alvará, cassação de alvará, multa e interdição.

Além das punições previstas no texto, os usuários poderão denunciar irregularidades ao Sistema de Ouvidoria do órgão, entidade ou empresa e aos órgãos municipais competentes. Após a sanção do Prefeito de Salvador, os estabelecimentos terão até um ano para se adequarem a nova lei.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política vereadores Bruno Reis Carlos Muniz nova lei estabelecimentos pessoas com deficiência

Leia também


BNews Gastrô: Dona do blog "Onde Comer em Salvador" expande negócio e passa a dar dicas de “Onde Comer em Barcelona”


Ana Paula defende indicação de uma mulher para vice de Bruno Reis em 2024


Panorama Feira de Santana: Pablo Roberto destaca pré-candidatura e mira ‘renovação por novos resultados’


Governo Lula deve exonerar servidores envolvidos em “dança erótica” no Ministério da Saúde