Política

Nova reforma ministerial pode ter Rui Costa como alvo; entenda

Ministro da Casa Civil pode ser exonerado da pasta e ser conduzido para a presidência da Petrobras  |  José Cruz / Agência Brasil

Publicado em 04/12/2023, às 06h41 - Atualizado às 06h46   José Cruz / Agência Brasil   Tácio Caldas

O baiano Rui Costa (PT), ministro da Casa Civil, pode ser um dos alvos das próximas mudanças a serem realizadas pelo presidente Lula (PT). Isso porque o chefe do executivo brasileiro já sinalizou a auxiliares que pretende fazer mais uma reforma ministerial em sua gestão. A intenção do Lula seria realizar mudanças mais amplas no início do próximo ano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Caso seja confirmada, as mudanças devem atingir alguns ministérios do Palácio do Planalto. Dentre elas, a que mais chama atenção seria, como sobredito, a pasta do seu braço direito, o ex-governador da Bahia, Rui Costa. Ao que tudo indica, a intenção de Lula seria remanejar o baiano para a presidência da Petrobras.

Nessa próxima reforma, segundo dizem alguns auxiliares do presidente, também deve ocorrer a definição do sucessor do ministro da Justiça, Flávio Dino. Mesmo indicado e se aprovado pelo Senado Federal, Dino deve permanecer na pasta até a sua eventual posse no Supremo Tribunal Federal (STF), em fevereiro.

Outras pastas

Interlocutores da presidência tem dito também que essas mudanças deve atingir os ministérios da Defesa e dos Direitos Humanos. Essas duas pastas são comandadas por José Múcio e Silvio Almeida, respectivamente. Vale lembrar que essas mudanças são praxe nas gestões de Lula já que ele sempre busca corrigir os rumos do governo após o primeiro ano de sua gestão. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (1°):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia casa civil Justiça pt Lula stf presidente Lula Direitos Humanos Supremo Tribunal Federal Rui Costa defesa ministérios Palácio do Planalto Senado Federal ministro da casa civil Flávio Dino José Múcio Silvio Almeida ex-governador da Bahia chefe do executivo brasileiro

Leia também


Homem é morto a tiros em via pública de Salvador


Vídeo: Ciro Gomes dá tapa no rosto de homem após ser chamado de bandido


Cachorro revira lixo do banheiro e recebe o pior castigo pela bagunça; assista