Política
Publicado em 07/08/2025, às 11h15 - Atualizado às 11h31 Reprodução / Instagram @alfinetei Yuri Pastori
A oposição conseguiu as 41 assinaturas necessárias para entrar com um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Senado Federal.
Com isso, os líderes da oposição anunciaram o fim da obstrução no Senado e da ocupação da Mesa Diretora da Casa Legislativa. A decisão sobre a abertura ou não de um pedido de impeachment de um ministro do STF cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil).
Caso o processo seja aberto, são necessários 54 votos, ou dois terços do plenário, para que seja confirmada a destituição. A iniciativa de colher assinaturas para abrir o pedido de impedimento do magistrado veio após o ministro ter decretado a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).
"Não entende nada de diplomacia", dispara Mourão sobre Lula não querer ligar para Trump
Aliados negam acordo de Hugo com a oposição para pautar anistia