Política

Orçamento Secreto: Senador que recebeu R$ 50 milhões como "gratidão" pode deixar partido

Senador Marcos do Val (ES) tem sido pressionado por grupo do Podemos após revelar como teve acesso a valor do Orçamento Secreto  |  Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 08/07/2022, às 15h29   Marcos Oliveira/Agência Senado   Redação BNews

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) pode deixar o partido, após ele revelar, em entrevista, que recebeu R$ 50 milhões em emendas do orçamento secreto como “gratidão” por ter apoiado a eleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado no ano passado.

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, a pressão vem de dentro do próprio Podemos, através de um grupo de parlamentares da sigla. Dois importantes nomes da legenda, os também senadores Álvaro Dias (PR) e Oriovisto Guimarães (PR) têm dito que a permanência de do Val “ficou difícil” e que ele vai acabar pedindo o desligamento.

Em nota divulgada nas redes sociais, nesta sexta-feira (8), a bancada do partido no Senado reforçou que é contra as emendas de relator: "Nós, senadores pelo partido Podemos, declaramos que somos contrários ao recebimento de verbas ou recursos provenientes das emendas RP-9 (orçamento secreto). Não compactuamos com essa forma de se fazer política. Entendemos que as emendas individuais e de bancada são suficientes. Sempre defendemos o fim das emendas RP-9". explica o documento assinado por Álvaro, Orovisto e outros cinco senadores da sigla.

 

Parte da sigla já havia ficado incomodada quando do Val assumiu a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 e decidiu tornar esse tipo de emenda impositiva.

Mal entendido

Na noite desta quinta-feira (7), após toda a repercussão negativa da entrevista ao Estadão, o senador Marcos do Val publicou uma nota na qual disse ter sido "mal interpretado quando concedi uma entrevista por telefone".

De acordo com o parlamentar, jamais houve qualquer tipo de negociação política para a eleição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que envolvesse recursos orçamentários. "Afirmo com toda a certeza que jamais aconteceu", explicou o senador capixaba.

Ainda no documento, Do Val afirmou ter feito, na entrevista, referência a existência de critérios no Senado para indicações transparentes de recursos por senadores e que elogiou, neste sentido, a postura de Pacheco.

No final, ele reforçou que todo o recurso orçamentário recebido foi destinado ao estado natal dele, o Espírito Santo.

pic.twitter.com/ESlfoSyLrp

— Marcos do Val (@marcosdoval) July 8, 2022

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades!

Classificação Indicativa: Livre


Tags senador Senado Federal podemos orçamento secreto marcos do val

Leia também


Planalto fez pedido ao MEC por pastor investigado, aponta email


Operadoras Turísticas apontam Itacaré como um dos melhores destinos de viagens do Brasil


Vídeo: carro capota após bater em palmeira no meio da rua