Política

Otto Alencar anuncia deputado baiano como presidente da CPMI dos Atos Golpistas

A comissão foi instalada na manhã desta quarta-feira (24)  |  Pedro França/Agência Senado

Publicado em 25/05/2023, às 10h58   Pedro França/Agência Senado   Daniel Serrano

A CPMI para investigar os atos golpistas do dia 8 de janeiro foi instalada na manhã desta quinta-feira (25) pelo senador Otto Alencar (PSD). Por ser o mais idade entre os membros da comissão, o parlamentar baiano assumiu a presidência e revelou um acordo feito entre lideranças do governo e da oposição para a composição da Mesa Diretora do colegiado.

Com o acordo, o deputado federal baiano Arthur Maia (UB) vai presidir a CPMI. O primeiro vice-presidente será o senador Cid Gomes (PDT-CE) e Magno Malta (PL-ES) será o segundo vice. 

Já a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) foi escolhida como relatora da comissão parlamentar de inquérito mista. Ela teve seu nome contestado por parlamentares da oposição antes mesmo da eleição da chapa única, por uma suposta ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Justiça, Flávio Dino. Por isso, não seria imparcial para analisar os atos do dia 8 de janeiro em Brasília.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula otto alencar Senado Cid Gomes magno malta Arthur MAia Flávio Dino Eliziane Gama atos golpistas CPMI dos atos golpistas

Leia também


Leite e remédio ficam mais caros; saiba o motivo


Após críticas a Lula, Ciro Gomes é visto no PDT como “político aposentado”; entenda


Congresso deve instalar CPI dos Atos Golpistas nesta quinta-feira (25)