Política

PF pede ao STF autorização para depoimento de Valdemar Costa Neto sobre "minuta golpista"

Presidente do PL, Valdemar fez declarações recentes sobre uma suposta destruição de propostas similares de teor golpista  |  Reprodução/Twitter/PL

Publicado em 31/01/2023, às 17h48 - Atualizado às 17h56   Reprodução/Twitter/PL   Cadastrado por Eduardo Dias

A Polícia Federal pediu nesta terça-feira (31) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a autorização para que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, possa depor no inquérito que investiga os atos golpistas praticados em Brasília, no último dia 8 de janeiro. 

De acordo com o G1, Valdemar deu declarações recentes sobre uma suposta destruição de propostas de teor golpista e gerou o pedido da PF, que quer que ele esclareça as afirmações em depoimento. 

Em entrevista ao O Globo, Valdemar disse que integrantes e interlocutores do governo Jair Bolsonaro tinham, em suas casas, propostas similares à "minuta do golpe", que foi encontrada pela PF na casa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança pública do Distrito Federal, Anderson Torres.

A minuta encontrada na casa de Torres sugeria a decretação de um "estado de defesa" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alterar o resultado eleitoral que deu a vitória de Lula sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, que tentava a reeleição. 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf PF PL bolsonaro Valdemar Costa Neto Alexandre de Moraes minuta do golpe

Leia também


Valdemar pode depor em investigação sobre minuta do golpe; saiba


Aliados do presidente do PL tentam dissociá-lo de minuta golpista


Minuta na casa de Anderson Torres reforça tese de golpe? Especialista em Direito Constitucional explica; veja vídeo