Política

PGR pede para investigar Bolsonaro por incitação ao crime nos ataques em Brasília

O objetivo da PGR é apurar se Bolsonaro cometeu incitação pública de crime  |  Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 13/01/2023, às 19h00   Marcello Casal Jr/Agência Brasil   Redação BNews

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu para incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro em um inquérito que investiga a incitação e autoria intelectual dos atos terroristas ocorridos no último domingo (8), em Brasília. O objetivo da PGR é apurar se Bolsonaro cometeu incitação pública de crime.

A iniciativa foi tomada pela Procuradoria após o ex-presidente ter compartilhado um vídeo que sugeriu que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi fraudada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF). A publicação foi feita na noite da última segunda-feira (9) e apagada horas depois.

Segundo O Globo, o pedido é assinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, que é coordenador do recém-criado Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos. Ele pede que seja incluída no inquérito uma representação assinada por 79 membros do Ministério Público Federal (MPF) pedindo a investigação de Bolsonaro pelo vídeo.

O subprocurador também quer que a Meta, empresa controladora do Facebook, onde o vídeo foi compartilhado, preserve a publicação, mesmo depois ela ter sido sido apagada.

Até o momento, a PGR já solicitou ao STF a abertura de sete inquéritos para investigar as manifestações golpistas. As investigações estão divididas em núcleos de executores, financiadores, instigadores e autoridades públicas envolvidas. O pedido sobre Bolsonaro foi encaminhado em um desses inquéritos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Lula Brasília Jair Bolsonaro PGR incitação bolsonaristas atos terroristas autoria intelectual

Leia também


PGR abre inquérito para investigar Bolsonaro mais de um ano após pedido de deputado baiano