Política

"Pintou um clima": Ação de Bolsonaro contra Lula é arquivada pelo TSE; entenda

A coligação de Bolsonaro acusava a chapa de Lula de uso indevido dos meios de comunicação  |  Marcos Corrêa / PR

Publicado em 01/03/2023, às 17h17   Marcos Corrêa / PR   Cadastrado por Edvaldo Sales

Corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves arquivou, nesta quarta-feira (1º), uma ação apresentada pela campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações do O Globo.

A coligação de Bolsonaro acusava a chapa de Lula de uso indevido dos meios de comunicação por postagens envolvendo uma entrevista em que o ex-presidente usou a expressão “pintou um clima” para falar de mulheres venezuelanas.

O corregedor-geral do TSE argumentou, ao arquivar o caso, que a existência das declarações do ex-presidente era um fato incontroverso.

[Os autores da ação] transcrevem na petição inicial o teor do que foi dito por Jair Bolsonaro, classificando a fala como ‘uma expressão quando muito infeliz’. Há, portanto, um fato incontroverso, que são os dizeres do presidente da República, apto a despertar comoção nas redes sociais e levar pessoas a opinarem de diversas formas, inclusive exarando críticas incisivas”, escreveu Gonçalves.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE Lula Tribunal Superior Eleitoral Luiz Inácio Lula da Silva Jair Bolsonaro bolsonaro pintou um clima mulheres venezuelanas

Leia também


Vereador gaúcho que fez declarações xenófobas contra baianos será investigado pelo MP-RS; saiba detalhes


CPI dos Atos Antidemocráticos: Saiba quem serão os primeiros a serem ouvidos


PT no Senado: Saiba com quais Comissões a sigla vai ficar