Política

PoderData: Lula herda 18% dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018

Pesquisa toma como base os votos que ocorreram no segundo turno da eleição de 2018  |  Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 16/05/2022, às 11h49 - Atualizado às 11h59   Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil   Por Redação

O total de 18% dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) partirão desta vez para o voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. Ao menos é o que indica a recente pesquisa PoderData, divulgada nesta segunda-feira, 16. A pesquisa toma como base os votos que ocorreram no segundo turno da eleição de 2018.

Do outro lado da moeda, Bolsonaro conquistou 8% dos eleitores que votaram em Lula naquele mesmo ano. O petista ainda perde votos  para outros candidatos pré-candidatos. O total de 4% agora irão votar em André Janones (Avante), 3% em Ciro Gomes (PDT), 1% em João Doria e também 1% em Leonardo Péricles (UP).

Leia mais:

Lula aposta em Alckmin na cúpula da campanha e busca atrair tucanos

Partido de Bolsonaro prepara primeira ação contra Lula na Justiça

Bolsonaro admite falta de verba no Incra e cogita tirar de outra pasta para órgão não parar

Já os eleitores que elegeram Bolsonaro em 2018 distribuíram seus votos em Ciro e Doria, com 4% cada, e Janones e Simone Tebet (MDB), com 2% cada, além de Lula. O mesmo parâmetro mostra que PT conseguiu segurar uma fatia maior de seus eleitores, pois 77% dos que escolheram Haddad no segundo turno de 2018 agora pretendem eleger Lula neste ano. Bolsonaro manteve a confiança de 61% do eleitorado.

Ainda segundo o levantamento do PoderData, Lula permanece na liderança das intenções de voto para o primeiro turno, com 42%, dois pontos a mais que a pesquisa anterior, seguido de Bolsonaro, com 35%, que se manteve estável. Também pontuaram Ciro Gomes, com 5%, João Doria, com 4%, André Janones, que tem 3% e Simone Tebet, com 2% das intenções de voto.

Os dados foram coletados de 8 a 10 de maio de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 288 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-08423/2022.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula presidente eleições eleitores PL bolsonaro Ciro votos Doria poderdata

Leia também


Assista: Bolsonaro chama de 'imbecil' e 'psicopata' quem vê atos de apoiadores como antidemocráticos


Jerônimo tem mais uma adesão do PP em encontro com lideranças em Guanambi


Com promessa de centenas de lanchas, “lanchaciata” de Bolsonaro tem baixa adesão