Política

Rui Costa coloca presidente da Petrobras na parede; saiba o motivo

Recentemente, circularam informações de que Rui Costa estaria articulando a saída de Jean Paul Prates da Petrobras  |  Montagem BNews: fotos de Paulo Pinto/Agência Brasil e Agência Brasil/Fabio Rodrigues

Publicado em 22/11/2023, às 09h35   Montagem BNews: fotos de Paulo Pinto/Agência Brasil e Agência Brasil/Fabio Rodrigues   Daniela Pereira

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), teria participado de uma reunião acalourada com o presidente Lula e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, na última terça-feira (21).  

Segundo informações da colunista Malu Gaspar, o ex-governador da Bahia, juntamente com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, teria pressionado Prates a explicar por que não baixa os preços dos combustíveis. 

De acordo com relatos obtidos pela colunista, o presidente Lula mais observou do que opinou durante as discussões. Tanto Rui Costa como Silveira queriam que Prates aprovasse no conselho da companhia, na próxima quinta-feira, investimentos firmes em fertilizantes e num projeto de produção de óleo e gás em Sergipe que, por enquanto, ainda estão no plano estratégico da empresa como algo ainda em estudo.

Recentemente, circularam informações de que o baiano estaria articulando a saída de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras.

De acordo com a coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo, o ex-governador da Bahia estaria disposto a tirar Prates do cargo para colocar o atual secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti, em seu lugar. Fato que foi negado pelo próprio ministro. 

Apesar de ser citado nesta matéria, quero informar que não fui procurado e nem ouvido antes da publicação. As informações citadas com meu nome não são verdadeiras.

— Rui Costa (@costa_rui) November 20, 2023

Devido a falta de entendimento no encontro, uma nova reunião foi marcada para esta quarta-feira (22) para uma apresentação sobre a evolução dos preços dos combustíveis da empresa. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também teria participado do encontro.

Classificação Indicativa: Livre


Tags petrobras Lula Rui Costa Haddad jean paul prates

Leia também


Eduardo Bolsonaro vira sócio de empresa endividada; entenda


“Vamos parar de interagir com Brasil e China”, diz cotada a ministério na Argentina