Política

Rui Costa pode se reunir com deputados para debater projetos da Embasa

Encontro com parlamentares da base para tratar de matérias sobre a Embasa teria sido sugerido pelo líder do governo, Rosemberg Pinto  |  Joá Souza/BNews

Publicado em 17/02/2022, às 18h17 - Atualizado às 18h28   Joá Souza/BNews   Victor Pinto e Léo Sousa

Após as propostas enfrentarem forte resistência na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), inclusive de deputados da base governista, o governador Rui Costa (PT) pode se reunir com parlamentares para tratar dos projetos de lei sobre a Embasa enviados à Casa pelo governo.

De acordo com o presidente do Legislativo estadual, Adolfo Menezes (PSD), a sugestão foi feita ao governador pelo vice-líder do governo na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT).

"Rosemberg sugeriu que ele (Rui Costa) chamasse os deputados pra explicar que é apenas uma adequação para tentar tornar competitiva a Embasa, e outros entendendo, inclusive a base do governo, deputados que se posicionaram contra no plenário, como se fosse uma privatização. Não é isso. Mas é natural que haja polêmica nesse projeto", disse Menezes em entrevista ao BNews nesta quinta-feira (17). 

O Projeto de Lei Complementar 143/2021 e o Projeto de Lei 24.362/2021, que promovem adequações da empresa de águas ao marco legal do saneamento, seriam apreciados ontem (16) pelos deputados estaduais.

Sem consenso, no entanto, a votação foi adiada por falta de quórum. A sessão foi marcada por críticas de parlamentares da oposição e também da base de apoio da gestão estadual às propostas, tidas como um pontapé inicial para a abertura de capital da Embasa.

Na mais contundente delas, o deputado Marcelino Galo (PT) defendeu que a empresa pública é um "patrimônio do povo" e, por isso, não pode ser privatizada.

"Nós precisamos ter paciência. Não podemos entrar nessa história que é pra ajustar a empresa baiana de saneamento a esse novo marco regulatório, que ela não vai quebrar coisa nenhuma. Empresa pública não quebra. Empresa pública é um patrimônio do povo [...] A Embasa não pertence a um governo que dura quatro anos", disparou.

"Por isso que nós estamos aqui pra dizer que nós não concordamos com esse projeto. Não só com um, com os dois projetos", acrescentou o parlamentar petista, ao defender que não houve tempo para que os projetos pudessem ser analisados o suficiente.

Após o impasse na votação das propostas, o deputado Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição, declarou que o governo estadual que "privatizar a Embasa às escondidas".

"O governo parece estar com vergonha de dizer que está privatizando a Embasa, porque eles sempre foram contra e agora querem fazer tudo nas entocas", provocou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Embasa Assembleia Legislativa da Bahia Rui Costa adolfo menezes marcelino galo sandro régis rosemberg pinto bnews

Leia também


Prefeito de Salvador fala em tomar decisão em breve sobre Embasa; assista


Prefeito de Salvador ataca Coelba e Embasa em entrevista ao BNews


Vereador do PT contesta contrato de R$ 5 milhões da Embasa: "Não é razoável"