Política

Senado aprova projeto que desonera folha dos municípios; entenda

Matéria foi aprovada após articulações da UPB em Brasília  |  Divulgação / UPB

Publicado em 26/10/2023, às 10h11 - Atualizado às 10h18   Divulgação / UPB   Tácio Caldas

O Senado Federal aprovou mais um projeto que beneficiará os municípios brasileiros. Dessa vez, o plenário da 'Casa Alta' aprovou o Projeto de Lei (PL) 334/2023. O texto busca prorrogar, até 2027, a desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Esse texto passa a incluir a redução da alíquota da contribuição previdenciária, que cai dos 22,5% para 8%. A emenda foi apresentada pelo senador Ângelo Coronel (PSD), relator do projeto. De acordo com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho de Belo Campo (PSD), essa foi mais uma grande conquista do municipalismo.

Essa é a maior vitória do municipalismo brasileiro nos últimos tempos, porque o peso do INSS nas contas dos municípios têm sido sufocante para as gestões. Reduzir essa carga tributária dos pequenos vai ajudar no equilíbrio das contas e na melhoria dos serviços públicos para o cidadão”, destacou o gestor.

Quinho ainda explicou que a União não perderá essas receita. "A União não vai perder essa receita porque os municípios já não estão pagando. Basta ver a dívida gigantesca que os municípios têm com a previdência. A gente acaba com essa história de um fingir que paga e o outro fingir que arrecada para viver a realidade do que é possível os municípios pequenos pagar de fato", finalizou o prefeito de Belo Campo.

Essa matéria agora seguirá para sanção presidencial. Sendo sancionada pelo presidente Lula (PT), o projeto beneficiará mais de 90% dos municípios baianos.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (25):

Classificação Indicativa: Livre


Tags INSS pt Lula Senado presidente Lula PL upb projeto de lei união União dos Municípios da Bahia Senado Federal psd ângelo coronel Quinho belo campo contribuição previdenciária sanção presidencial Quinho de Belo Campo Casa Alta

Leia também


Droga reduz em até um terço risco de recidiva para câncer de mama agressivo


De olho na prefeitura de São Paulo, Lula e Boulos tem reunião em Brasília


Rogério Ceni admite frustração com rendimento do Bahia na derrota para o Cruzeiro