Política

VÍDEO: Bruno Reis quebra silêncio sobre o Ideb de Salvador e 'reprova' Rui Costa e Jerônimo

Ideb mede a qualidade da educação desde 2005 e é motivo para discussões entre Governo do Estado e Prefeitura  |  Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 19/09/2022, às 11h23   Foto: Joilson César/BNews   Daniela Pereira e Vinícius Dias

Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) comentou o desempenho da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que mede a qualidade da educação pública desde 2005 e é responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Salvador esteve junto a outras três capitais e ficou acima da média do Inep. Isso foi motivo de comemoração para Bruno Reis.

"Eu quero agradecer a toda a nossa Rede. A toda nossa rede, meu muito obrigado, do fundo do coração. Salvador, junto com Fortaleza e Palmas foram as únicas três capitais que ficaram acima da média do Ideb tanto nos anos inicais, quanto nos anos finais", disse o prefeito.

Segundo Bruno Reis, não há como fazer educação sem envolvimento e engajamento de todos. Sem os pais, os nossos professores, diretoras e vices, coordenadores pedagógicos.

"Eu quero agradecer a todos pelo esforço para tirar esse projeto do papel e se nós ultrapassamos mais uma capital, a gente que em 2013 ocupava a última posição do Ideb no Brasil e agora estamos em 15° pode ter certeza: a partir desse programa, educação digital, vamos disputar as primeiras posições do Ideb do Brasil", afirmou durante a amnhã desta segunda-feira (19).

Bruno Reis quebra silêncio sobre o Ideb de Salvador pic.twitter.com/Di99iDtTsr

— BNews (@bnews_oficial) September 19, 2022

 

Logo depois, ele disparou contra o Governo de Rui Costa (PT) e 'reprovou' Jerônimo Rodrigues (PT), que é candidato de oposição a ACM Neto (União Brasil) na corrida pelo governo da Bahia e foi secretário de Educação do Governo.

O governo comemorou que a rede estadual de ensino alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o Ensino Médio da série histórica que, em 2005, de 2,7 e chegou a 3,5, em 2021, de acordo com os dados divulgados pelo INEP, nesta sexta-feira (16).

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o IDEB da rede estadual saiu de 2.6, em 2005, para 6. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a rede estadual saltou de 2.6, em 2005, para 4,5, em 2021.

"Sem motivos [para comemoração], né? Nos anos iniciais do fundamental, onde houve crescimento, foi a única faixa que o Estado superou a meta do Ideb, ou seja, não foi reprovado, foram avaliadas apenas quatro escolas. Uma tirou 3,8; outra 4,7; outra 5,8 e uma 6,7. Sabe qual foi a que tirou 6,7? O Colégio da Polícia Militar, que nós sabemos que não é a realidade da educação da Bahia", retrucou Bruno Reis.

Bruno Reis defende que os anos iniciais da educação sejam repassados para a tutela do municípios.

"Responsabilidade do estado é pelo Ensino Médio, onde, infelizmente, nós só conseguimos ficar à frente do Maranhã. Desculpe, mas não há motivo para comemoração em relação à educação da Bahia. Mais uma vez, Jerônimo e o PT foram reprovados no quesito educação", finalizou o prefeito de Salvador.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Salvador política eleições educação ACM Neto Rui Costa Ideb Bruno Reis eleições 2022 Jerônimo Rodrigues

Leia também


Aprovação automática na pandemia distorce resultado do Ideb 2021


Aliados de ACM Neto e Jerônimo Rodrigues criam narrativas diferentes sobre o IDEB na Bahia; veja